Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 12 > Revista Principia realiza balanço de suas ações em 2022

Noticia

Revista Principia realiza balanço de suas ações em 2022

Foram quatro exemplares publicados e mais de 100 artigos em diversas áreas
por publicado: 29/12/2022 15h41 última modificação: 29/12/2022 15h41

O ano de 2022 foi bastante complexo em todos os sentidos. Nas instituições de ensino ocorreu o retorno das aulas presenciais após um longo período remoto, com diversos desafios na reorganização das atividades, com cada vez menos investimentos na educação e na pesquisa, o que dificultou a realização das atividades que a maioria executava antes do período pandêmico. Isso se reflete nas revistas científicas, que receberam menos trabalhos de qualidade, e enfrentaram a falta de disponibilidade de possíveis avaliadores, que, por diversos motivos, não puderam contribuir com seu conhecimento no apoio à ciência aberta.

De acordo com o Editor-chefe da Revista Principia, Ademar Gonçaves, mesmo com esse cenário, a Revista Principia, que tem foco na multidisciplinaridade, conseguiu fechar os quatro números regulares do ano, com a publicação de 100 artigos em diversas áreas, contribuindo na divulgação científica de qualidade.

"Ao longo desses últimos anos, a Revista Principia vem atraindo a atenção de muitos autores de diversas partes do país, pela possibilidade de publicar com acesso aberto e de forma gratuita trabalhos de alta qualidade em uma revista científica indexada em diversas bases de dados. Lembramos que a Revista Principia também está presente em algumas redes sociais, como forma de divulgação dos trabalhos publicados, e que em 2023 trabalharemos para melhorar esse tipo de comunicação, ajudando a dar visibilidade a esses trabalhos", destacou Ademar.

Para 2023, as perspectivas vão além dos quatro números regulares: "Estamos planejando a publicação de um número especial em uma temática atual, que possa contribuir na vanguarda científica na área em questão. Caso algum(a) colega tenha interesse na organização de um possível número especial, a Revista Principia estará à disposição para analisar e nos programarmos para a realização dessa ação", disse.

O editor-chefe da revista agradeceu aos 40 editores associados, às dezenas de revisores voluntários e às centenas de avaliadores que nos ajudaram ao longo de 2022 na produção e publicação dos artigos, à equipe de administração, revisão textual e diagramação do IFPB, que sempre esteve empenhada nessa nobre tarefa de trazer ao público artigos científicos de qualidade, colaborando nas diversas áreas do escopo da Revista Principia.

"Estimulamos que a comunidade da Revista Principia continue contribuindo na melhora do impacto científico da revista, utilizando os trabalhos publicados como referências e também planejando novas submissões de trabalhos científicos de qualidade, que possam ser avaliados e publicados. Como sempre, esperamos o apoio de todos, incluindo sugestões e a colaboração de todos os potenciais autores, para que a Revista Principia possa sempre buscar a excelência em suas ações", concluiu Ademar.

O volume 59, número 4, último número de 2022 da Revista Principia pode ser acessado no link:

https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/issue/view/141

Demais artigos e informações sobre a Revista Principia podem ser acessados no link:

https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/index

 

*Edição DGCOM IFPB

registrado em: