Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 12 > Parahyba Innovation Summit se consolida como ambiente de diálogo e de parcerias

Parahyba Innovation Summit se consolida como ambiente de diálogo e de parcerias

Gestores avaliam positivamente o encontro
por última modificação: 20/12/2022 17h04

A frase citada pela Reitora do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), a professora Mary Roberta, de que é preciso ocupar todos os espaços possíveis quando o assunto é inovação, foi ecoada no auditório do SESC Cabo Branco, em João Pessoa/PB, durante a primeira edição do Parahyba Innovation Summit e o II Encontro de Gestores de Inovação.

Um evento realizado pelo IFPB, por meio de sua Agência de Inovação (NEO) e do Parque Científico e Tecnológico Sinergia/IFPB nos dias 15 e 16 de dezembro de 2022 e que contou com o apoio dos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, do Sebrae, Embrapii, do Governo da Paraíba, Prefeitura de João Pessoa e da Funetec.
Além da presença da Reitora, a mesa de abertura teve a participação do Pró-reitor de Extensão e Cultura do IFPB, o professor Nicácio Lopes, da Pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, professora Silvana Costa, do Diretor do Polo de Inovação, professor Erick Melo e do Superintendente da Funetec, Anselmo Castilho.

Para o diretor do Polo do Inovação, “havia uma necessidade de valorizar o setor industrial local. E o IFPB investiu toda a sua capacidade e hoje entrega, através de todo o seu know how de pesquisadores e estudantes, desenvolvimento tecnológico ao setor industrial”, destacou o Prof. Erick Melo. A professora Mary Roberta acrescentou: “É preciso ter inovação no Ensino, na Pesquisa e na Extensão. Este é o nosso desafio”. Nesse sentido, o Parahyba Innovation Summit se torna um espaço em que os gestores e atores da inovação se sentam para dialogar e encontrar soluções, conforme afirmou o diretor da NEO, Daniel Macedo, que comemorou no evento a marca de R$ 13 milhões de investimentos em inovação apenas neste ano.

encerramento encontro de inovacao.jpegO evento seguiu com painéis com diversas abordagens temáticas, dentre elas, o relacionamento com empresas e prospecção; Marco Legal da Inovação; Políticas de Inovação; incubadoras e seus desafios; ações governamentais para inovação; Open Innovation e formação de recursos humanos em TICs.

Além dos pesquisadores e agentes de inovação do IFPB, participaram dessa edição do Parahyba Innovation Summit, tanto presencial quanto de forma online, o Gerente de Planejamento e Relações Institucionais da EMBRAPII, José Menezes; o Gerente de Talentos e Ecossistema da Huawei Brasil, Victor Montenegro; o Gerente Executivo do Banco do Nordeste, Keke Roseberg; o Chefe da Divisão de Inovação do TRT13, Marcelo Moura; o Diretor de Inovação da SINOVA/UFSC, Prof. Ronaldo Barbosa; o Gerente da Unidade de Relacionamento Digital do Sebrae Paraíba, João Jardelino; o Gerente de Novos Negócios e Inovação da Cagepa, Filipe Magalhães; o Diretor de Novos Negócios da Sustentec, Marcos Caramelo; o Co-fundador e CEO da FabWork, Miguel Isoni; a Coordenadora da ITCG-ParqTec, Ingredhy Dantas; e vários outros empreeendedores que compartilharam com o público seus cases de sucesso a partir de ideias e soluções inovadoras com desenvimento tecnológico no setor público e privado.

É com foco no empreendedorismo inovador e na qualificação da relação de centros de excelências em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) com o setor produtivo, que o Parahyba Innovation Summit surge como um hub de diálogos capazes de mudar o rumo da inovação na Paraíba.

Na oportunidade, foram lançadas iniciativas inovadoras como o Polo EaD Business, a Política de Inovação para Qualidade de Vida Q-Inova e o Hub de Inovação para governos, além do reforço nas alianças estratégicas.
“O IFPB segue construindo uma agenda consolidada de inovação e garantimos essa porta aberta do diálogo entre academia e empresas cujo objetivo é o desenvolvimento de soft skills e outras habilidades das quais estão sendo exigidas pelo novo mercado de trabalho, contextualizada na Economia 4.0, além da consolidação de projetos com mais participação discente, o desenvolvimento de trabalho dos pesquisadores na área de PD&I e o envolvimento dos gestores de inovação”, disse Daniel Macedo.

Confira o vídeo.