Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 12 > Parahyba Innovation Summit debate apagão técnico em TICs

Parahyba Innovation Summit debate apagão técnico em TICs

Painel sobre formação de recursos humanos contou com gerente da Huawei Brasil
publicado: 18/12/2022 12h48 última modificação: 24/03/2023 15h13

Um painel sobre a formação de recursos humanos em TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação), abordando a ameaça de apagão técnico no Brasil, encerrou na sexta-feira,16, o Parahyba Innovation Summit - II Encontro de Gestores de Inovação do IFPB. Promovido pela Agência de Inovação (NEO) do Instituto Federal da Paraíba, o evento foi realizado no Sesc Cabo Branco em João Pessoa, durante dois dias, reunindo pesquisadores, gestores de inovação e autoridades políticas.

Conduzido pelo professor Michel Coura Dias, coordenador de Infraestrutura do Polo de Inovação, o painel contou com a presença do professor Dênio Mariz, atual diretor de Projetos de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Ciência e Tecnologia de João Pessoa, e de Victor Montenegro, gerente de Talentos e Ecossistema da Huawei Brasil e do Programa Huawei ICT Academy. A presença de Victor Montenegro no evento faz parte da agenda de parcerias firmadas entre a gigante chinesa na área de tecnologia e inovação, a Huawei Brasil, e o Polo de Inovação do IFPB.

Conforme o professor Michel Coura, há uma necessidade urgente de investir na formação de novos profissionais na área de TICs no Brasil. Em sua explanação, o coordenador do Polo de Inovação do IFPB citou uma pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom), a qual aponta que há uma demanda estimada de 797 mil novos talentos em cinco anos no Brasil na área de tecnologia.

"Mas as instituições só formam por ano 53 mil pessoas em TICs no País", ressalta Michel Coura. Ou seja, a oferta atual não supre a demanda estimada de 159 mil talentos por ano. "Há uma série de elementos que corroboram para um apagão técnico, e há muitos talentos no Brasil que a gente precisa recuperar", pontua o docente.

Durante o painel, Victor Montenegro citou iniciativas da Huawei Brasil, como o programa global Huawei ICT Academy, que abrange todo o processo e desenvolvimento de talentos; desde o desenvolvimento de cursos de certificação reconhecidos pelo mercado de trabalho, passando pela capacitação de instrutores, configuração do ambiente de laboratório e certificação de talentos, até o emprego.

Somente em 2021, o ecossistema de talentos da Huawei Brasil registrou mais de 220 instituições parceiras e acima de 30 mil pessoas treinadas, além de mais de 2 mil certificações. Tais ações envolvem cooperações com governos, suporte à sociedade brasileira, cooperação com universidades e a indústria e criação de empregos. Atualmente, a Huawei é líder global em infraestrutura de TIC e dispositivos inteligentes.

Prefeitura de João Pessoa vai inserir ensino de programação nas escolas
Outro exemplo de iniciativa para o fomento à formação de recursos humanos em TICs foi dado pelo professor Dênio Mariz. Ele citou um programa da Prefeitura de João Pessoa, a ser lançado em janeiro de 2023, que objetiva introduzir o ensino de programação na rede municipal. O piloto será feito com 10 mil alunos e contará com a participação de cinco coordenadores pedagógicos, cem mentores, 200 tutores e mil monitores.

Encerramento do Parahyba Innovation Summit promovido pelo IFPB -  (4).jpegO programa objetiva introduzir o ensino de programação como um componente curricular complementar e opcional nas escolas do município de João Pessoa, visando a contribuir, dentre outras questões, para a competência digital dos estudantes e a preparação para novas demandas tecnológicas da sociedade e do mercado de trabalho. Para Dênio Mariz, quanto mais cedo o tema for apresentado aos alunos, melhor, pois os estudantes estarão desenvolvendo o pensamento computacional, que é voltado à capacidade de buscar soluções para problemas. E tal habilidade, como pontou o mediador Michel Coura, tem a ver com pensamento disruptivo e quebra de paradigmas.

Ainda durante o painel, foram abordadas questões como desenvolvimento de soft skills (que são habilidades comportamentais), facilitação do ingresso de alunos no mercado de trabalho e impacto social. "Uma das nossas metas para 2023, inclusive, é inserir o profissional que tem alguma deficiência na plataforma da Huawei Brasil", comentou Victor Montenegro, ressaltando também que a empresa pretende levar sua plataforma para escolas municipais e estaduais.

No encerramento do Parahyba Innovation Summit, a pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB, Silvana Costa, elogiou a realização do painel sobre recursos humanos em TICs, o qual considerou riquíssimo, e agradeceu a todos os atores e instituições envolvidos na realização do encontro. "O Parahyba Innovation Summit foi um evento que proporcionou muito aprendizado a todos", disse, lembrando ainda que, no caminho da inovação, as dificuldades costumam se transformar em oportunidades.

O último dia de programação do evento também contou com um painel em que foram expostos experiências, aprendizados, conquistas e desafios de cinco startups. Realizado no primeiro momento da tarde, o encontro contou com apresentações de Cristina Heim (Guardebem e Heim Negócios Inovadores); Mariana Moreno (CEO da Bits Academy); Carolina Candeia (Station 83); Cássio Ribeiro (TAILOR ED – Aprendizagem Organizacional e Capital Humano) e Alek Maracajá (AtivaWeb).

*Angélica Lúcio - Jornalista do IFPB