Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 12 > IFPB recepciona Laboratório de Educação Itinerante da Huawei

Noticia

IFPB recepciona Laboratório de Educação Itinerante da Huawei

Comunidade da Capital vai conhecer carreta 5G em frente ao Parque Científico e Tecnológico Sinergia
por Ana Carolina Abiahy publicado: 07/12/2022 18h01 última modificação: 07/12/2022 18h05

O Instituto Federal da Paraíba vai recepcionar o Laboratório de Educação Itinerante 5G Truck (Caminhão 5G) da Huawei, empresa multinacional de equipamentos para redes e telecomunicações. De 12 a 14 de dezembro, o caminhão vai estar estacionado em frente ao Parque Científico e Tecnológico Sinergia do IFPB, no centro da capital paraibana. O veículo conta com uma sala de aula para levar conhecimentos sobre a tecnologia 5G para diversos setores da sociedade. Haverá a possibilidade de fazer visitas guiadas e demonstrações em um ambiente 5G real. Além de cursos com vagas limitadas e duração de 1 hora. 

O Caminhão 5G é um projeto da Huawei, em parceria com o SENAI CIMATEC, com o objetivo de percorrer o Brasil para levar informações sobre a tecnologia móvel. O IFPB e a Prefeitura de João Pessoa são parceiros da atividade. O Caminhão 5G da Huawei já passou por 12 cidades brasileiras, a mais recente foi Campina Grande. 

“A parceria do IFPB com a Huawei busca incentivar, fortalecer e dar oportunidades aos estudantes e autoridades para conhecerem as novas tecnologias que revolucionam o mundo, incentivando a inovação tecnológica nas empresas. A inovação é fundamental para o desenvolvimento, porque permite agregar novos métodos, tecnologias, contextos e com isto viabilizarmos processos, produtos e serviços mais rápidos, eficientes e com maior produtividade. Este Caminhão 5G está equipado com tecnologia de última geração”, ressalta a Reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho.

Segundo Ramiro Manoel Pinto Pereira, da Sinergia, as palestras e aulas serão ministradas pela equipe de especialistas da Huawei para turmas de estudantes. Ele informa que a carreta também estará disponível para a visitação do público em geral que queira conhecer mais sobre as tecnologias, produtos e serviços.

arte huawei - Copia.png Na carreta, os participantes poderão aprender mais sobre equipamentos 5G e o seu uso na indústria, agricultura, logística, manufatura, educação e outras que podem ser beneficiadas pela nova tecnologia. As visitas devem durar cerca de 15 minutos e a carreta comporta cerca de 20 visitantes por vez. Óculos de realidade virtual são algumas das atrações do equipamento.

As visitas guiadas acontecem conforme a ordem de chegada dos visitantes. Para os cursos é necessário fazer agendamento pelo e-mail caminhao5g@polodeinovacao.ifpb.edu.br. As vagas são limitadas. O Parque Científico e Tecnológico Sinergia do IFPB fica situado na Avenida Getúlio Vargas, 277, Centro, em frente ao Lyceu Paraibano.

O IFPB já mantém parceria com a Huawei, por meio do Polo de Inovação Embrapii, há alguns anos, sendo um dos centros acadêmicos que ministram capacitações com certificações específicas das áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação. Equipes de estudantes do IFPB no campus João Pessoa já foram campeões mundiais em competições de TICs realizadas pela empresa.