Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 12 > IFPB certifica dezenas de profissionais em Cuidados de Idosos

IFPB certifica dezenas de profissionais em Cuidados de Idosos

Estudantes são do Curso Técnico em Cuidados de Idosos do Campus Avançado João Pessoa Mangabeira
por publicado: 21/12/2022 09h38 última modificação: 30/12/2022 11h28

De acordo com dados do IBGE, a população idosa no Brasil é a que mais cresce atualmente. São mais de 31 milhões segundo a última pesquisa do orgão. Neste cenário, cada vez mais há a necessidade de profissionais capacitados para atender a essa parcela da população. O Instituto Federal da Paraíba-IFPB tem formado muitos profissionais nesta área e na noite desta terça-feira, 20, nao foi diferente, o Campus Avançado João Pessoa Mangabeira do IFPB certificou 66 técnicos em Cuidados de Idosos em uma cerimônia de muita emoção e alegria entre familiares e gestores.

Concluinte, Ana Maria José Cassiano.jpegA concluinte Maria José Cassiano dos Santos estava bastante emocionada com a certificação. Ela escolheu o curso para poder cuidar de sua mãe e também se profissionalizar. “Eu tive muito conhecimento , aprendi bastante e pude ajudar em várias situações a minha mãe. Os professores ensinaram muitas técnicas que utilizei na prática. Esperei muito por esse momento”, revela.

A mesa de autoridades foi composta pelo diretor de ensino profissionalizante do IFPB, Vinicius Campos, representando a reitora, Mary Roberta, a diretora-geral do campus Mangabeira, Zoraida Almeida Arruda, a diretora de ensino , Dione Marques e a coordenadora  do curso, Amanda Haissa Henriques .

Para a diretora-geral do Campus Avançado Joao Pessoa Mangabeira, Zoraida Arruda, o IFPB está contribuindo para formação de profissionais qualificados para cuidar de um público cada vez mais crescente no país. “Nós estamos dando nossa contribuição de forma diferenciada, pois eles estão saindo profissionais altamente capacitados”, constata a diretora.

A conquista de Maria Ruth Gomes de Aviz.jpegOutra formanda muito feliz com a conquista foi Maria Ruth Gomes de Aviz. Ao receber o certificado das mãos de Vinicius Campos, ela nao segurou as lágrimas.” Antes do IFPB eu era uma pessoa sedentária e agora eu posso dizer que mudei. Esse curso acrescentou muito conhecimento e valeu a pena, pois agora sou uma técnica muito bem formada pelo IFPB”, conclui a mais nova técnica de Cuidados de Idosos.

O profissional do Curso Técnico em Cuidados de Idosos realiza atividades com idosos independentes ou dependentes, acamados ou não, em domicílios, clínicas, hospitais ou instituições de longa permanência. Acompanha o idoso em atividades de rotina e auxilia nos cuidados de higiene. Estimula atividades de lazer e ocupacionais. Contribui para a autonomia do idoso e para a melhoria de sua qualidade de vida.

Para Vinicius Campos, o momento foi de realização, compromisso com a sociedade e gratidão. “Essa sensibilidade que encontrei aqui dos formandos é energizante para nós do IFPB continuarmos ofertando uma educação transformadora. Existe um potencial grandioso para que vocês possam prestar serviços a comunidade. Não parem de estudar e nem de sonhar”, concluiu o Diretor de Ensino Profissionalizante do IFPB.

*Ernani Baracho- Jornalista do IFPB