Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 12 > IFPB apresenta pesquisas científicas na “Mostra Funetec 25 Anos”

IFPB apresenta pesquisas científicas na “Mostra Funetec 25 Anos”

12 projetos de pesquisas foram mostrados no Ponto de Cem Réis, em João Pessoa
por publicado: 05/12/2022 09h55 última modificação: 05/12/2022 09h55

O IFPB apresentou, nesta última semana no Ponto de Cem Réis, durante a “Mostra Funetec 25 Anos”, 12 projetos desenvolvidos por estudantes e professores da instituição. A ação fez parte das comemorações alusivas aos 25 anos de criação da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB).

O evento foi prestigiado pela Pró-Reitora de Pesquisa e Inovação do IFPB, professora Silvana Cunha, e pelo Pró-Reitor de Ensino do IFPB, professor Neilor Cesar, que parabenizaram a Funetec pelos seus 25 anos de fundação.

Em nome do superintendente Anselmo Castilho, nós gostaríamos de parabenizar todos e todas que fazem essa fundação e dizer que nesses 25 anos nós temos avançado bastante juntos – o IFPB e a Fundação – nessa caminhada de uma parceria muito profícua, onde nós temos percebido o engrandecimento das duas instituições e, principalmente, a possibilidade de apresentarmos à sociedade os projetos que nós realizamos no Instituto Federal da Paraíba”, destacou Neilor Cesar.

Na "Mostra Funetec 25 Anos”, os estudantes e demais visitantes tiveram, no primeiro dia do evento, a oportunidade de acessar as ferramentas do "Visual 3D". Eles também conheceram o “Radiômetro UVC com comunicação Bluetooth”; a “Robótica educacional”; o “Sistema de informação para monitoramento da iluminação pública”; o projeto “Lampejos de arte e cultura no mundo maker”; a “Aplicação de técnicas de processamento de sinais e inteligência artificial para detecção de vocalização de pássaros”; e os “Serviços ecossistêmicos voltados à geodiversidade no centro histórico de João Pessoa”, entre outros projetos desenvolvidos pelo Polo de Inovação e através do Departamento de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa, Extensão, Cultura e Desafios Acadêmicos do IFPB.

Para a professora do Instituto de Educação da Paraíba (IEP), Clélia Gottgtroy, a “Mostra Funetec 25 Anos” cumpre o papel de ampliar a visão dos alunos sobre as novas tecnologias. “Essa exposição é muito importante para nossos alunos da primeira série, principalmente diante do novo olhar voltado à educação pós-pandemia”, acrescentou.

O superintendente da Funetec, Anselmo Castilho, explicou as atribuições da fundação de apoio ao IFPB e outras instituições federais de ensino, pesquisa e extensão.

“A Funetec tem a prerrogativa de prestar apoio administrativo e financeiro às instituições federais de ensino superior. Os recursos destinados a pesquisas são administrados pela fundação em favor de projetos de desenvolvimento tecnológico e cultural”, explicou Anselmo Castilho, que também ressaltou a importância da “Mostra Funetec 25 Anos” poder incentivar a formação de novos cientistas.

Durante a mostra, o coordenador pedagógico do Liceu Paraibano, Adailton Fernandes, parabenizou a iniciativa da Funetec e do IFPB. “A partir de eventos como este, os alunos do ensino médio estão tendo a oportunidade de acessar esse mundo de tecnologia e de inovações tecnológicas. Então, é de fundamental importância. Por isso, desde já agradecemos o convite para estarmos nesse evento”, disse.

Nesta quinta-feira (1º), a “Mostra Funetec 25 Anos” recebeu, no Ponto de Cem Réis (JP), a “Feira da Economia Solidária” com exposição e venda de artigos de decoração, vestuário, moda praia em crochê, acessórios, gastronomia, comercialização de peixes, itens para pets e plantas ornamentais. Entre outras atrações culturais, o evento contará com a apresentação do grupo de percussão “Bate com Lata” da Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Outro destaque do dia será a entrega o prêmio (R$ 2,5 mil) ao vencedor do concurso de marcas “Funetec 25 Anos”, designer Gui Monteiro.

A semana de comemorações alusivas aos 25 anos de instituição da Funetec também foi marcada pela realização de um Workshop sobre “Gestão de Projetos: métodos de mapeamento, captação e execução de projetos”, na sexta-feira (02) no Nord Luxxor Cabo Branco, em João Pessoa.

25 Anos da Fundação

A Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (Funetec-PB) foi criada em 1997 por 48 instituidores, servidores da então Escola Técnica, com o objetivo de atender a demanda de cursos de qualificação, em função do avanço tecnológico e das exigências do mundo do trabalho.

A Funetec é uma instituição de direito privado e sem fins lucrativos. A fundação de apoio é regida pela Lei federal Nº 8.958/1994, certificada e credenciada pelo Ministério da Educação e no Ministério da Ciência e Tecnologia, desde 1999.

A missão da fundação é promover a prestação de serviços de extensão, pesquisa e consultoria, nas áreas técnicas, culturais, científicas e administrativas, junto as instituições e órgãos públicos ou privados, nacionais e internacionais, como também, o treinamento e capacitação de pessoal especializado, permitindo, no âmbito acadêmico, o atendimento dos objetivos a que se propõe, colaborando com entidades que realizem trabalhos na sua linha de atuação.

Com seu registro no Ministério da Educação e no Ministério da Ciência e Tecnologia, a Funetec credenciou-se como Fundação de Apoio ao IFPB, que é o seu grande parceiro e o agente principal de sua criação.

Fonte: Ascom Funetec-PB com DGCOM IFPB