Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 12 > Desafios da inovação tecnológica são discutidos em evento promovido pelo IFPB

Desafios da inovação tecnológica são discutidos em evento promovido pelo IFPB

II Encontro de Gestores de Inovação termina nesta sexta-feira (16) no Sesc-Cabo Branco
por Heranir Oliveira publicado: 15/12/2022 13h41 última modificação: 16/12/2022 17h03

13 milhões de reais. Este é o valor que o Instituto Federal da Paraíba já investiu em projetos e ações ligadas a área de inovação. A boa notícia foi dada pelo Diretor de Inovação Tecnológica, Daniel de Macedo, durante a abertura nesta quinta-feira (15) no Sesc-Cabo Branco do Parahyba Innovation Summit- II Encontro de Gestores de Inovação do IFPB.

O evento reúne estudantes, pesquisadores, diretores, Pró-Reitores do IFPB, gestores de inovação e representantes de órgãos como a Fapesq, PaqTcPB, Embrapii, Sebrae, e de instituições como a UEPB, IFES, UFSC e PUC.

A mesa de abertura foi formada pela reitora do IFPB, Mary Roberta Meira Marinho, Pró-Reitor de Extensão e Cultura, Nicácio Lopes, Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Silvana Costa, Diretor do Polo de Inovação, Erick Melo, e pelo Presidente da Funetec, Anselmo Castilho.20221215_093150.jpg

Em sua fala inicial o diretor Erick Melo lembrou que o Polo de Inovação é um ecossistema que tem contribuído com o setor industrial através da NEO (Agência de Inovação) e do Parque Sinergia. “Temos acordos e parcerias com várias empresas locais no desenvolvimento de novas tecnologias e protótipos, a inovação veio para ficar”. Para 2023 ele anunciou o Polo EaD na área de business, uma educação com foco em negócios.

O Pró-Reitor da Proexc, Nicácio Lopes, ressaltou a importância do encontro e destacou o espírito de vanguarda do Instituto Federal. “O IFPB é um terreno fecundo de talentos, de inteligência, e compete a instituição oferecer os mecanismos para possibilitar a comunidade cientifica e tecnológica o processo de concepção e desenvolvimento de ações de inovação para o desenvolvimento do país”.

Para Silvana Costa, da PRPIPG, o encontro significa a consolidação da política de inovação. “Este evento é para os agentes de inovação que atuam nos campi, precisamos revelar nossos talentos e este é o momento”.

20221215_100306.jpgMary Roberta agradeceu o trabalho realizado pelo ex-reitor Nicácio Lopes na construção da base da inovação no IFPB. “Tivemos uma mudança conceitual e prática com investimentos na área de inovação e empreendedorismo”.  A reitora lembrou a recente adesão do IFPB no Hub de Inovação Farol Digital e disse que a capacitação nesse encontro, junto com outras instituições, vai permitir ampliar as ações.

O primeiro painel do dia abordou o tema relacionamento com empresas e prospecção.  Marcos Caramelo, fundador da Sustentec, destacou a expertise do IFPB em integrar a academia com a indústria. O pesquisador da Assert, Mateus Lima, disse que o encontro é uma oportunidade ímpar de congregar pessoas com visões diferentes, mas com princípios comuns para fortalecer a inovação.IMG-20221215-WA0011.jpg

Agora à tarde estão programados painéis sobre: Políticas de inovação; Incubadoras, possibilidades e desafios; palestra Embrapii-Lab 2 market e Start talk session NEORON. No último dia do evento, na sexta-feira (16) haverá painéis sobre: Ações governamentais para inovação, Open Innovation, Formação de recursos humanos em TICs e apresentação do relatório de gestão NEO/IFPB. O evento é gratuito e aberto a comunidade.

*Texto e fotos: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM