Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 11 > Processo eleitoral para a CPPD é deflagrado

Noticia

Processo eleitoral para a CPPD é deflagrado

Inscrições estão abertas para candidatos à Comissão Permanente de Pessoal Docente
por Ana Carolina Abiahy publicado: 25/11/2022 16h47 última modificação: 25/11/2022 17h24

O processo eleitoral para novos membros da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) no Instituto Federal da Paraíba teve início. Foi aberto o prazo para a inscrição de candidatos à CPPD para o triênio 2023-2025. 

Acesse aqui o Edital com todas as normas para a eleição dos novos componentes da Comissão. 

Até o dia 01 de dezembro podem ser registradas as candidaturas. A inscrição é por formulário eletrônico. O endereço está no edital. A candidatura só pode ser de professores do quadro permanente do IFPB.

Serão escolhidos três membros titulares e três suplentes. A escolha de titulares e de suplentes será pelos professores mais bem votados, em ordem decrescente. 

A votação está marcada para o dia 14 de dezembro, online, no Suap, das 07h às 23h59. Os eleitores só poderão votar em um candidato. 

No dia 02 de dezembro, deve ser divulgada a lista dos candidatos. Há prazo para recurso. O cronograma completo do processo eleitoral está no Edital. 

A CPPD presta importantes funções de assessoramento ao colegiado e dirigentes máximo das instituições de ensino, formulando e acompanhando a execução da política de pessoal docente. Cada instituição de ensino federal deve ter a sua CPPD conforme prevê a legislação brasileira. 

Entre as várias ações que devem ser objeto da atenção da CPPD estão: dimensionamento da alocação de vagas docentes nas unidades acadêmicas; contratação e admissão de professores efetivos e substitutos; alteração do regime de trabalho docente; avaliação do desempenho para fins de progressão e promoção funcional; solicitação de afastamento de docentes para aperfeiçoamento, especialização, mestrado, doutorado ou pós-doutorado; e liberação de professores para programas de cooperação com outras instituições.