Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 11 > NOTA OFICIAL

Reitoria do IFPB se pronuncia sobre corte orçamentário
por publicado: 29/11/2022 17h54 última modificação: 30/11/2022 11h16

A Reitoria do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) informa à comunidade acadêmica, e à sociedade paraibana em geral, que a instituição foi surpreendida nessa segunda-feira, 28, com novo corte orçamentário, o qual trará impactos relevantes para o funcionamento do Instituto.

Na prática, o bloqueio orçamentário representa um novo revés para o IFPB. Tal medida compromete ainda mais as ações da instituição, que sofreu um corte orçamentário no valor de R$ 5.667.938 em junho deste ano. Com esse segundo bloqueio, no montante de R$ 4.488,090,41 o IFPB fica bastante prejudicado.

Somando-se os dois cortes, a retirada de recursos do IFPB chega a mais de R$ 10 milhões (R$ 10.156.028,41) somente em 2022. Resultado: caso não haja restabelecimento da verba cortada, despesas com energia, contratos com empresas de mão-de-obra terceirizada, compras de equipamentos dentre outros podem ser os mais afetados. Enfim, foi bloqueado todo o saldo que ainda havia no caixa do IFPB para tais despesas, o que torna impossível o funcionamento da instituição.

Neste momento, o IFPB e os demais institutos federais estão tentando negociar com o Governo Federal uma alternativa aos cortes, para evitar prejuízos ao funcionamento adequado dos campi da Instituição e de comprometimento da qualidade dos serviços ofertados.

Por meio do Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica), o IFPB e os outros institutos dialogam com o Governo por um corte linear em todas as unidades da rede federal. Caso tal proposta seja acatada, os prejuízos serão minimizados.

Perante cenário adverso, o Instituto Federal da Paraíba manifesta sua objeção ao recente bloqueio de recursos, reitera a necessidade de recomposição orçamentária imediata e reafirma seu posicionamento em lutar pela manutenção integral dos recursos da instituição

O IFPB ratifica ainda seu compromisso com uma educação pública e de qualidade e lamenta que, mais uma vez, os Institutos não recebam o tratamento condizente com a importância da Rede Federal para a sociedade brasileira.

Mary Roberta Meira Marinho

Reitora do IFPB

João Pessoa, 29 de novembro de 2022.