Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 11 > IFPB apresenta projetos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

IFPB apresenta projetos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

SNCT vai até sábado com entrada gratuita a partir das 14h no Espaço Cultural
por Heranir Oliveira publicado: 10/11/2022 11h04 última modificação: 10/11/2022 11h19

O Instituto Federal da Paraíba participa da 19ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que foi aberta na noite desta quarta-feira (09) no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural.

A solenidade contou com diversas autoridades, entre elas o prefeito em exercício de João Pessoa, Leo Bezerra, o Secretário de Ciência e Tecnologia da capital, Guido Lemos, Secretário Estadual de Educação, Cláudio Furtado, e a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB, Silvana Costa.

No stand do IFPB montado no Espaço Cultural podem ser vistos entre outros projetos, experiências com realidade aumentada e meta verso, de robótica, jogos educativos, de tecnologias sociais para recuperação de áreas degradadas, além de geração de energia eólica, e sistema de irrigação automático. São trabalhos de estudantes e pesquisadores dos campi Cabedelo Centro, Santa Rita, Patos, Cajazeiras, Picuí, Sousa, Campina Grande e Pedras de Fogo.3a21fb68-1a84-426b-b873-61b4a30e526a.jfif

Para a Pró-Reitora Silvana Costa, participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é uma grande vitrine para o IFPB. “É uma oportunidade de mostrar nossos talentos vindos dos campi que muito nos orgulha. O IFPB cresce e se fortalece e cada vez mais valoriza a integração entre o ensino, a pesquisa aplicada, a extensão e a inovação”.

Em seu discurso o prefeito em exercício, Leo Bezerra ressaltou que as parcerias com o Estado e as universidades públicas são bem-vindas para a formação de profissionais da área.

Durante o evento de abertura nesta quarta-feira, houve apresentação da youtuber Júlia Jaccoud, com a palestra ‘A matemaníaca’  e show da Big Band Rubacão Jazz.  As novidades na ciência e tecnologia podem ser vistas até o próximo sábado (12), com atividades gratuitas e aberta ao público das 14h às 18h. Confira nesse link a programação do IFPB no evento.

A SNCT é promovida pela Secretaria de Ciência e Tecnologia da Capital (Secitec), em parceria com o Governo do Estado e Ministério da Ciência e Tecnologia. O tema escolhido para este ano reflete sobre a Independência do Brasil, que completa dois séculos em 2022, e como a ciência e tecnologia contribuíram para o crescimento do país. Para conferir a programação completa, clique nesse link.

*Texto: Heranir Oliveira- Equipe DGCOM / Fotos: Prefeitura de JP e DGCOM IFPB