Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 11 > Ecossistema de inovação do IFPB será fortalecido

Ecossistema de inovação do IFPB será fortalecido

Em reunião de trabalho, Reitora Mary Roberta apresenta nova equipe e o planejamento para a área
por Patrícia Nogueira publicado: 04/11/2022 11h37 última modificação: 08/11/2022 10h39

Fortalecer cada vez mais a inovação como agente transformador na vida dos estudantes. Dentro dessa perspectiva, a Reitora Mary Roberta reuniu nesta sexta-feira (04) as equipes de trabalho ligadas aos ecossistemas de inovação do IFPB.  A reunião aconteceu no laboratório lampião Maker localizado no parque tecnológico Sinergia. Na ocasião foi apresentada a nova equipe de pró-reitores e os gestores que atuam na área.

A reitora Mary Roberta lembrou do investimento em estrutura física do Parque Sinergia e falou que irá potencializar a inserção dos estudantes nos projetos e incrementar as parcerias com o mundo produtivo. Mary traçou um histórico sobre a trajetória da inovação no IFPB desde o início da gestão do professor Nicácio quando a estrutura ainda era embrionária e foi ganhando ênfase a partir da criação e credenciamento do Polo de Inovação Embrapii.

"A gente vem ampliando as ações. Conseguimos a estrutura desse prédio que representa um fator importante de visibilidade e de coragem do professor Nicácio que regulamentou o funcionamento do parque e estamos reestruturando", observou a Reitora Mary. Ela enfatizou também a necessidade da participação estudantil.

"Desde o primeiro projeto que partiu desse ecossistema que nós temos a preocupação de inserir os estudantes. É relevante ter a participação dos estudantes, professores e técnicos. A gente precisa ter nesse ambiente uma relação com empresas, mundo produtivo, mundo dos negócios e com a sociedade em si", disse Mary.

Os pró-reitores e diretores ressaltaram a importância da inovação na perspectiva de crescimento e evolução do Instituto e apresentaram propostas para potencializar a atuação estudantil na área.

O Pró-Reitor de Extensão Nicácio Lopes enfatizou que o diálogo é uma das marcas definidores da atual gestão e ressaltou a importância desses encontros que trazem humanização. "Parabenizo essa forma de trabalho da professora Mary Roberta. Agora como Reitora não seria diferente. Esse trabalho destaca a humanização de toda a estrutura do IFPB. A escolha desse espaço tem um simbolismo e representa o olhar valorativo que a reitoria tem em relação a inovação".Reunião 4.jpg

O professor Michel Dias destacou a importância da inovação dentro do Instituto Federal. "A inovação permeia todas as áreas. Há inovação na pesquisa, na extensão, no ensino, na gestão. Todos aqui fazem esse trabalho com muito orgulho, pois vemos a evolução dos nossos alunos. Eles evoluem nas competências e conquistam boas posições no mercado de trabalho", disse o professor Michel que foi o tutor das duas equipes campeãs da competição internacional de Tecnologia da Huawei.

O Diretor do Polo de Inovação Erick Melo fez uma apresentação sobre as conquistas do Polo e apresentou um balanço com os principais números da inovação. São 24 parceiros, 47 projetos contratados atualmente e 27 milhões em investimento. "Contamos também com 466 pesquisadores credenciados, 79 servidores, 197 estudantes e 190 colaboradores externos, muitos deles egressos do nosso instituto", disse Erick.

O Parque Tecnológico Sinergia agrega hoje os espaços do centro de inovação, incubadora, startups, laboratório aberto de ideação e prototipagem.