Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 10 > Workshop de inovação reúne profissionais para criação de Centro de Referência

Workshop de inovação reúne profissionais para criação de Centro de Referência

IFPB, órgãos governamentais e empresas participam do planejamento
por Patrícia Nogueira publicado: 11/10/2022 09h05 última modificação: 13/10/2022 09h13

O Instituto Federal da Paraíba participou do Workshop para Planejamento do Ecossistema de Inovação de João Pessoa. O objetivo é criar um centro de referência para serviços inovadores com a participação de órgãos governamentais e empresas que visa alavancar e fortalecer o processo de desenvolvimento do empreendedorismo inovador.

Os representantes do IFPB são: Valdecir Teófilo Moreno, Flaviano de Silva e Ramiro Manuel Pereira. De acordo com Valdecir os encontros são semanais e vão até o fim de dezembro para o planejamento da modelagem do Hub de Inovação de João Pessoa. O trabalho conta com a consultoria de Marcos Suassuna e Carlos Bizzotto. Após a fase de consultoria o trabalho continua entre os agentes envolvidos.

O IFPB tem o papel de promover a inovação em todo o estado e, junto ao grupo de startups, universidades e órgãos governamentais para a modelagem do Hub de Inovação, esse trabalho será potencializado. Segundo o professor Valdecir Teófilo, por meio desse novo centro de referência será proporcionado um espaço para o desenvolvimento de tecnologias e networking entre os atores do ecossistema local de inovação, gerando novos negócios e ideias. “Será um local de ponto de encontro de empreendedores, startups, empresas e investidores, universidades, instituições de fomento e prestadores de serviços públicos e privados focados no desenvolvimento de inovação na cidade de João Pessoa”, disse o professor Valdecir.

É muito importante o Parque Sinergia do IFPB e a NEO Agência de Inovação estarem participando da implementação do HUB de Inovação em João Pessoa, já que temos diversas experiências que podem contribuir para os diversos atores e para o surgimento na Paraíba de empresas de base tecnológicas competentes e de ação local, nacional e até para o cenário internacional”, disse Ramiro Pereira.

Além do SEBRAE e IFPB, estão participando empresas Startups, TRT, Fapesq, Parque Tecnológico da cidade de João Pessoa, Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECITEC) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho - SEDEST.