Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 10 > Último dia dos Jogos Intercampi tem expectativa e muita comemoração

Último dia dos Jogos Intercampi tem expectativa e muita comemoração

Público conheceu nesta sexta-feira os vencedores do handebol e futsal
por Amanda Tavares publicado: 21/10/2022 20h27 última modificação: 21/10/2022 20h27

O quinto e último dia dos Jogos Intercampi começou com uma grande expectativa pelas últimas partidas. Desde as 8h, os atletas e a torcida lotaram o ginásio do Campus Campina Grande para conferir quem ia vencer a primeira semifinal do futsal feminino, disputada pelas equipes dos campi Sousa e Campina Grande. As atletas do time da casa levaram a melhor e foram classificadas para a grande final da modalidade. Em seguida, as jogadoras dos campi Santa Luzia e Cabedelo disputaram a segunda vaga na final, com vitória de Cabedelo.

O mesmo processo aconteceu com o futsal masculino, que teve o primeiro jogo entre os times de Picuí e Cabedelo para selecionar o primeiro finalista da modalidade. Venceu o time de Picuí. Já o segundo finalista foi o time de Monteiro, que derrotou a equipe de Santa Rita e passou para a final da competição.

Na final feminina do futsal, a grande vencedora foi a equipe do Campus Cabedelo por 05 X 01 contra o Campus de Campina Grande. O futsal masculino foi vencido pelo time do Campus Picuí, que ganhou de Monteiro por 03 a 01 e comemorou intensamente a conquista.

Além dos campeões do futsal, hoje também foi o dia de conhecer os vencedores do handebol masculino e feminino. No masculino, a partida entre os times dos campi Itaporanga e João Pessoa foi vencida pela equipe de Itaporanga por 12 X 04.

A final feminina foi disputada pelas equipes de Catolé do Rocha e Cabedelo, com vitória do time de Catolé por 10 X 04, depois de ter feito a melhor campanha da modalidade. Uma das treinadoras da equipe, a professora Aline Rabai, celebrou a conquista alcançada. “Considerando o pouco tempo que eles tiveram para treinar, é impressionante ver como eles se preparam superbem e obtiveram excelentes resultados. Eles estão superfelizes e encantados com tudo o que estão vivendo. O esporte mudou muito dos anos 2000 para cá e tem sido cada vez menos sobre uma questão de disputa, medalha ou pódio e muito mais sobre uma experiência individual e coletiva”, declarou a docente.

Além de falar sobre a alegria dos estudantes com as vitórias obtidas, a professora também lembrou o papel da prática do esporte na formação pessoal e acadêmica dos alunos. “Eu acredito que a atividade esportiva é fundamental para um bom rendimento estudantil. Esses meninos do IFPB são altamente capacitados, inteligentíssimos, e o corpo em movimento contribui demais para essa performance intelectual deles. A gente já sabe quais são todos os benefícios do esporte e eu acredito que esse gostinho de competitividade traz para eles a superação e a capacidade de refletir sobre o ocorrido. Numa sociedade em que os adolescentes estão cada dia menos ativos e com a saúde mental comprometida, a importância do esporte só cresce e faz com a gente tente promover a atividade física como uma estratégia central para a superação desse quadro”, pontuou Rabai.

O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, falou sobre o saldo da competição. “Depois de dois anos afastados em função da pandemia de Covid-19, conseguir reunir mais de 500 atletas dos campi de todo o estado é uma grande conquista. Gostaria de parabenizar a Diretoria de Educação de Educação Física e Esporte (DEPE), que organizou o evento, todos os profissionais que trabalharam para que a competição acontecesse e todas as delegações que estiveram presentes. Estamos muito satisfeitos com o evento, orgulhosos dos participantes e confiantes nos resultados dos nossos atletas na etapa nacional dos jogos dos Institutos Federais em novembro”, declarou.

Após as premiações dos vencedores, as delegações foram retornando aos poucos para as cidades de origem. Como saldo da competição, as equipes levam muito mais do que troféus para casa: levam novas experiências, amizades e recordações para toda a vida.

Sobre os jogos

A quinta edição dos Jogos Intercampi do IFPB foi realizada entre os dias 17 e 21 de outubro de 2022 no Campus Campina Grande. Mais de 500 atletas de 17 campi competiram em sete modalidades: futsal, handebol, voleibol, volei de areia, basquete, xadrez e tenis de mesa. Após a competição, os atletas vencedores de cada esporte vão representar o IFPB na etapa nacional dos jogos dos Institutos Federais (JIFs), que acontece entre os dias 28 de novembro e 02 de dezembro, em São José do Rio Preto, São Paulo. O evento será organizado pelo Instituto Federal de São Paulo.

Texto: Amanda Tavares de Melo - Jornalista do IFPB