Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 10 > Aniversário de 113 anos do IFPB tem muita emoção e despedidas

Noticia

Aniversário de 113 anos do IFPB tem muita emoção e despedidas

Foi a última solenidade presidida pelo reitor Nicácio Lopes. Estudantes e servidores foram homenageados
por Ana Carolina Abiahy publicado: 24/10/2022 16h47 última modificação: 24/10/2022 16h47

Uma festa em família: a grande família do IFPB. Assim pode ser definida a comemoração do aniversário de 113 anos do Instituto Federal da Paraíba que aconteceu nesta sexta-feira, 21 de outubro. A solenidade foi a última presidida pelo professor Cícero Nicácio Lopes no cargo de reitor e a primeira em que a professora Mary Roberta Meira Marinho discursou na condição de reitora nomeada. A cerimônia começou no final da tarde no auditório do prédio Coriolano de Medeiros, na Reitoria do IFPB. A mesa de autoridades foi formada por Nicácio e Mary (ainda pró-reitora de Ensino) e pelos pró-reitores de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação, Silvana Luciene Costa; Assuntos Estudantis, Manoel Pereira de Macedo Neto; de Administração e Finanças, Pablo Andrey Arruda de Araújo, e de Extensão e Cultura, Maria Cleidenedia de Morais. 

A primeira atividade foi a assinatura de uma ordem de serviços para obras no Campus Cajazeiras do IFPB. Em seguida, começaram a entrega de homenagens para membros da comunidade acadêmica do IFPB. O primeiro homenageado foi o assessor especial Almiro de Sá Ferreira, professor que foi diretor-geral do antigo Cefet-PB. A homenagem teve como foco principal a sua atuação à frente do projeto Reitoria Itinerante. 

2 IFPB 113 ANOS - Copia.JPG Almiro fez um discurso emocionante, relatando o papel que a instituição teve em sua vida. “Também fui aluno no curso de Estradas e pude ajudar meus pais e minhas irmãs a terem uma vida melhor”, contou, entre lágrimas. Ele ainda apontou os traços marcantes da gestão de Nicácio e elogiou a conduta honesta que os outros líderes tiveram ao longo das cinco gerações que trabalham na instituição. Almiro mencionou as diversas realizações da gestão de Nicácio como a Regimentuinte, Estatuinte, Planejamento Estratégico, a reformulação dos conselhos como o Cepe e o Consuper e a própria Reiti que ouviu mais de 1000 demandas e atendeu cerca de 200 necessidades de esclarecimento nos campi do IFPB. 

O pró-reitor Manoel Macedo foi homenageado pela condução do projeto IFPB Solidário que iniciou na pandemia e continua até hoje distribuindo alimentos para pessoas carentes. Mais de 10 mil famílias já foram ajudadas. Macedo agradeceu a todas as entidades parceiras que se juntaram ao IFPB no projeto como o Sintef-PB, Sicoob, Associação de Grêmios Estudantis do IFPB, DCE-IFPB, Funetec-PB e AssIFPB. Ele citou o diretor de Cabedelo, Licio Romero Costa, e o assessor especial Aguinaldo Tejo Filho como outros membros da comissão essenciais para o sucesso do trabalho. Segundo Macedo, a ação do IFPB Solidário e de outras instituições durante a pandemia foi imprescindível: “famílias que só sobreviveram devido à irmandade entre brasileiros, mas o problema da fome ainda é grande em nosso país”. 

3 IFPB 113 ANOS - Copia.JPG A estudante de Engenharia Elétrica do campus João Pessoa do IFPB, Ruth Méda Nzoussi Mpilou, que veio da República do Congo por meio do Programa Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). No IFPB, o programa orientado pela Assessoria de Relações Internacionais e Institucionais, prepara estudantes de países em desenvolvimento que chegam ao Brasil para fazer testes de proficiência em Língua Portuguesa e tentar uma vaga no ensino superior. Neste ano, todos os ingressantes do PEC-G no IFPB vieram da África.

A coordenadora de Ações Inclusivas da PRAE, Larissa Cosseti Caju, foi homenageada pela sua ação na Política de Inclusão do IFPB que é considerada referência na Rede Federal. Ela ressaltou que são mais de 100 profissionais na reitoria e nos Napnes nos campi, dedicados a atender os mais de 300 estudantes com necessidades especiais. “A gente tem errado e acertado, mas estamos no caminho certo para que o estudante possa permanecer com êxito na instituição, porque a escola é para todos”, ressaltou.  

5 IFPB 113 ANOS - Copia.JPG Uma das homenageadas foi justamente uma egressa do campus João Pessoa do IFPB, Tatiane Cristine Gomes, que foi a primeira técnica em Instrumento Musical com síndrome de Down a concluir o ensino médio integrado ao técnico na Rede Federal. Na ocasião, foi lido o depoimento da mãe de Tatiane sobre o papel do IFPB no desenvolvimento da filha. Antes de iniciar sua fala, Tatiane fez questão de chamar a intérprete de Libras, Josineide Lima, para agradecer pelo apoio. “Vir para o IFPB é meu sonho, e eu não quero mais sair do IF, eu vou voltar”, afirmou Tatiane. 

 10 ifpb 113 mary.JPG A professora Mary Roberta iniciou o seu discurso em nome dos pró-reitores que estavam na mesa e não conteve a emoção ao se dirigir à comunidade prestes a tomar posse como reitoria. Ela lembrou que tem 40 anos de ligação com a instituição, desde quando foi aluna do curso técnico de Mecânica, na capital. Mary agradeceu ao professor Nicácio e afirmou que a ligação com o IFPB é o que os faz acordar a cada dia com mais vontade de realizações em prol da instituição. Ela fez questão de mencionar os pró-reitores anteriores que passaram pelos dois mandatos de Nicácio: Avenzoar Arruda, Ricardo Lima, Marcos Vicente dos Santos, Francilda Araújo Inácio, Vania Medeiros, Tania Andrade e Antonio Varela. Fez ainda uma menção especial a cada homenageado dos 113 anos.  Entre os destaques da gestão, ela ressaltou que o IFPB aumentou em mais de 50% o número de servidores. “Não esmorecemos, Nicácio nos leva a sonhar e realizar”. 

10 1 IFPB 113 ANOS - Copia.JPG O professor Nicácio fez uma apresentação do livro que retrata os oito anos de gestão: “Transcender é humanizar”. Ele explicou que a obra tem três motivações: preservar a memória institucional, como uma preocupação historiográfica ligada ao passado que precisa ser revisitado para a construção do hoje; prestação de contas, que todo agente público necessita fazer nos dias presentes e, por fim, traçar um parâmetro de realizações para nortear a futura reitora em seu futuro. Nicácio frisou que o IFPB administrou 200 milhões de reais em obras, o que mostra a força da realização pragmática, mas que o leitor não perderá de vista a transcendência destas ações para os principais atores beneficiados pelas políticas públicas, a comunidade atendida pelo IFPB que também tem seus depoimentos registrados no livro-relatório. 

Uma homenagem surpresa foi realizada pela filha de Nicácio: Rebeca Lopes, que leu um texto emocionada para o pai. Toda a família estava presente na cerimônia. Um novo discurso foi feito por Nicácio lembrando que assumiu o IFPB com uma vitória de menos de 3% sobre o segundo colocado e a sua preocupação com a divisão no IFPB. Na reeleição, já foi um índice de 70%. Ele nomeou os antigos dirigentes da instituição e frisou que apesar das dificuldades do Brasil, os servidores do IFPB precisam dar respostas as necessidades dos estudantes. Segundo Nicácio, a vitória de Mary Roberta na eleição, com quase 93% dos votos, a maior porcentagem da Rede Federal, já demonstra o apoio da comunidade: “Tenho certeza que em sua gestão, a instituição vai prosperar muito mais”. 

 Na solenidade, um vídeo feito pelos servidores Adilson Luiz e Gustavo Rodrigues, em homenagem ao IFPB em seus 113 morio ifpb ex alunos.jpeg anos de história também foi exibido. Exposições da Editora do IFPB e do Núcleo de Documentação estavam no exterior do auditório. A cerimônia foi encerrada com o grupo musical Moriô formado por egressos do curso de Instrumento Musical do campus João Pessoa, executando música brasileira. Um coquetel foi servido aos presentes na área externa. 

Confira a transmissão completa no canal do campus João Pessoa do IFPB no YouTube


Texto: Ana Carolina Abiahy - jornalista do IFPB / Fotos: Pablo França - programador visual do IFPB