Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 09 > Setembro Amarelo valoriza a vida

Setembro Amarelo valoriza a vida

Instituto Federal da Paraíba une-se à campanha de prevenção ao suicídio em todo o País
por publicado: 06/09/2022 11h32 última modificação: 07/09/2022 08h36

Este mês, o Brasil se une em torno da campanha de valorização da vida, participando, em todo o território nacional, do Setembro Amarelo, cujo ponto alto é o dia 10, oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

De acordo com a Psicóloga Ana Carolina Simões, Assistente da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, a campanha é dedicada à sensibilização e conscientização sobre o tema. Neste mês de setembro, são realizadas diversas ações bastante relevantes sobre o assunto, com muitas informações, lives, bate-papos, rodas de conversa e divulgação de materiais. Para ela, é preciso destacar que debates e diálogos sobre o assunto e ações de valorização da vida são importantes ao longo de todo o ano, no cotidiano dos ambientes em que vivemos e no convívio com as outras pessoas. Essas iniciativas se mostram, citando alguns exemplos, em atos que promovam o respeito às individualidades, às diferenças e aos direitos humanos, que fomentem cuidados à saúde mental, que ofertem a escuta acolhedora e sem julgamentos e incentivem a busca de auxílio profissional, quando necessário.

O suicídio é um importante problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde - OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama - ou guerras e homicídios.

Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa de morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.

Informações importantes:

Para acessar os serviços de saúde mental da rede pública do seu município, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência (USF) ou o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), sendo este um centro de atendimento “portas abertas”, sem necessidade de agendamento prévio, onde é realizado um acolhimento pela equipe técnica, que avaliará cada caso.

Caso haja urgência e/ou as unidades citadas acima estejam fora do seu horário de funcionamento, ligue para o SAMU (192) ou dirija-se à Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Dependendo do município, pode haver também a oferta de outros serviços, como a Unidade de Pronto Atendimento de Saúde Mental.

Centro de Valorização da Vida (CVV): realiza apoio emocional, atendendo de forma voluntária e gratuita todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone no número 188, e-mail e chat 24 horas, todos os dias. Mais informações em: cvv.org.br

Telefones úteis:

• Disque 100 – denúncia de violação de direitos humanos

• Disque 180 – Central de Atendimento à Mulher

Caso haja necessidade de alguma orientação ou apoio, procure o Coordenador do NAPS do seu Campus do IFPB.