Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 09 > Parque Sinergia participa do lançamento da 1ª Chamada de Inovação Aberta Chesf UmBUR HUB com Startups

Noticia

Parque Sinergia participa do lançamento da 1ª Chamada de Inovação Aberta Chesf UmBUR HUB com Startups

Até 1 milhão de reais para contratação de Startups que apresentem soluções inovadoras
por publicado: 08/09/2022 08h51 última modificação: 08/09/2022 08h52

O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (06), no auditório do CEAR da UFPB, numa iniciativa da Companhia Hidro Elétrica de São Francisco (CHESF), Instituto Nacional do Semiárido (INSA) e Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PAQTCPB), em parceria com Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.

A Diretora da Agência de Inovação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Kelly Gomes, apresentou o objetivo da reunião aos presentes convidando os representantes da Chesf, INSA e o Coordenador do UmBUH HUB para descreverem os detalhes da chamada.

O Gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Chesf, José Bione de Melo Filho expôs o Processo de Inovação Corporativa da Chesf, apontando os cenários futuros para a inovação e parcerias com as Instituições de Ciência e Tecnologia da região. Ele considera importante que os proponentes presentem experiências nas áreas temáticas, onde os aprovados contarão com o envolvimento direto do time da Chesf e do UmBUH.Hub de Inovação da Chesf 3.jpg

A Diretora do INSA, Mônica Tejo falou sobre a Interconexão das ações do MCTI + INSA + Chesf para o ecossistema de inovação do semiárido, e apresentou um vídeo da planta que será implantado no INSA com laboratórios voltados para abrigar startups e projetos de energia.

O Coordenador do HUB UmBUH, George Lira, apresentou a Primeira Chamada Hub UmBUH, os desafios, regramento e o Portal do UmBUH, que pode ser acessado no endereço www.umbuh.com.br e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail contato@umbuh.com.br . As inscrições estão abertas até 11 de setembro.

A primeira chamada do HUB UmBUH apresenta cinco desafios que englobam as áreas: Comercialização de Energia (onde será preciso fazer uma formação estratégica), Operação do Sistema Elétrico, Gestão de Ativos (otimização de tempo e dinheiro para monitoramento, manutenção e tempo útil de máquinas), Processos e Informação (controle da manutenção) e Sistema de Apoio à Tomada de Decisão.Hub de Inovação da Chesf 1.jpg

Para participar do programa, é preciso preencher um formulário de cadastro com CNPJ da organização, selecionar o desafio/tema que deseja participar, detalhando a experiência de mercado e a sua proposta de solução para resolver a demanda selecionada.

Para o Assessor Especial para Inovação e Empreendedorismo do IFPB, Ramiro Manoel Pereira, que representou o Parque Científico e Tecnológico Sinergia do IFPB, esta é uma excelente oportunidade de participação de startups da nossa região para atender um amplo mercado de energia do país e do mundo.

Maiores informações:

Parque Científico e Tecnológico Sinergia do IFPB – sinergia@ifpb.edu.br

Colaboração – Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira

registrado em: