Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 09 > Proexc e PRPIPG selecionam projetos de promoção à Iniciação Tecnológica

Proexc e PRPIPG selecionam projetos de promoção à Iniciação Tecnológica

Foco é ensino de programação, robótica e cultura maker. Inscrição até dia 09 de outubro
por Ana Carolina Abiahy publicado: 19/09/2022 17h28 última modificação: 20/09/2022 11h21

O Instituto Federal da Paraíba está com inscrição aberta para selecionar internamente três projetos na área de promoção à Iniciação Tecnológica. O foco é o ensino de programação, robótica e cultura maker. O edital do IFPB é de responsabilidade das Pró-Reitorias de Extensão e Cultura (Proexc) e de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação (PRPIPG).

O principal público beneficiado serão os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, das redes públicas de educação. A ideia é que cada aluno beneficiado tenha ao menos 20 horas de atividades.

A seleção se insere em um edital do MEC que conta com supervisão do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). É no portal do IFES que as propostas devem ser submetidas. A inscrição das propostas deve ser realizada até 09 de outubro.

As propostas passarão por avaliações internas do IFPB e externas da equipe do IFES que coordena o projeto do Edital MEC 88/2022. Em todo o país, devem ser selecionados 40 projetos.

Cada projeto deve atender, no mínimo, 280 estudantes de escolas estaduais e/ou municipais. As propostas devem ter o aval da escola a ser beneficiária das ações e do campus do IFPB onde a equipe vai atuar. A proposta selecionada poderá receber o recurso de até R$ 82 mil para a execução, sendo o valor para bolsas dos integrantes e materiais.

As equipes executoras dos projetos podem ter como bolsistas servidores do IFPB na condição de coordenadores ou extensionistas, colaboradores externos graduados (vinculados à escola municipal ou estadual) e monitores (estudantes do IFPB da do ensino médio técnico ou nível superior). Cada proposta precisa ter obrigatoriamente um estudante do ensino médio técnico (no mínimo).

A bolsa mensal para coordenador de projeto é de R$ 1200; para extensionista de R$ 600; para colaborador externo é de R$ 550; monitores da graduação é de R$ 600 e monitores do ensino médio é de R$ 400. O projeto deve ser executado em até 12 meses. Cada projeto pode atender mais de uma escola e mais de um município.

Confira aqui o Edital 22/2022 da Proexc-IFPB que detalha a seleção.

Acesse aqui o link do IFES para submissão da proposta.

Texto: Ana Carolina Abiahy - jornalista da DGCom / Arte: Thaise Lima - estagiária da Proexc