Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 09 > Prêmio IFPB de Artes Visuais divulga resultados

Prêmio IFPB de Artes Visuais divulga resultados

É possível ingressar com recursos no dia 26 de setembro
por Ana Carolina Abiahy publicado: 23/09/2022 15h30 última modificação: 23/09/2022 15h30

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) do Instituto Federal da Paraíba publicou os resultados preliminares da avalição feita pela comissão julgadora do Prêmio IFPB de Artes Visuais 2022 e também da votação popular realizada no instagram.

Acesse aqui as duas listas.

No dia 26 de setembro, é possível ingressar com recursos contra este resultado, de modo fundamentado, se necessário. Na quinta-feira, 29 de setembro, devem ser divulgadas as listas de resultado final.

A votação popular foi realizada no perfil da Proexc no Instagram: @proexcifpb por meio de curtidas. O prazo foi de 08 a 22 de setembro. Na votação online, foram expostas as cinco melhores obras de cada categoria e segmento. Neste link do YouTube, é possível ver o final da votação com a totalização das curtidas.

O Prêmio traz sete expressões artísticas: fotografia, desenho e/ou pintura, desenho e/ou pintura digital, arte urbana, instalação artística, escultura e objeto, audiovisual. São três segmentos envolvidos: estudantes do IFPB, servidores do IFPB e comunidade externa.

O investimento da Proexc/IFPB no prêmio é de R$ 16 mil no total. Este ano, o prêmio homenageia dois artistas plásticos paraibanos: Wilson Figueiredo (ainda na ativa) e Hermano José (in memorian) e também faz referência ao legado da Semana de Arte Moderna que completa 100 anos.

Foram 47 obras expostas online por fotografias e vídeos. A Diretoria de Extensão e Cultura da Proexc destaca que, nesta etapa, foram 60 autores pois algumas obras são coletivas. A maioria foram de mulheres.

Entre os servidores do IFPB, estavam trabalhos enviados pelos campi Campina Grande, Guarabira e João Pessoa. Entre os melhores trabalhos, estavam os de 15 estudantes do IFPB: João Pessoa, Cabedelo, Cabedelo Centro, Guarabira, Santa Rita, Picuí, Esperança e Santa Luzia.

Da comunidade externa, participaram 27 pessoas entre artistas, professores, estudantes e demais cidadãos interessados nas artes visuais. A participação veio dos municípios paraibanos de Cajazeiras, Fagundes, João Pessoa e Campina Grande. Tiveram trabalhos vindo também das seguintes cidades: Belém-Pará, São Paulo-SP, Santa Rita do Passa Quatro-SP, Montanhas-RN, Rio de Janeiro-RJ, Anápolis-GO, Mata de São João- Bahia.