Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 09 > Reitoria inaugura IFPB campus Itaporanga em dia histórico

Reitoria inaugura IFPB campus Itaporanga em dia histórico

A cerimônia foi marcada pela emoção e pela superação
por publicado: 05/10/2022 09h00 última modificação: 10/10/2022 15h05

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) inaugurou nesta quarta-feira (28) a sede definitiva do Campus Itaporanga. A cerimônia foi marcada pela emoção e pela superação, após nove anos de espera, devido ao atraso provocado pelo abandono da obra pela empreiteira que venceu a primeira licitação.

A solenidade de inauguração foi prestigiada por toda a comunidade e iniciou com a apresentação da Banda FilarmônicaInauguração Campus Itaporanga Cônego Manoel Firmino do Colégio Diocesano Dom João da Mata. Em seguida, o IFPB homenageou aqueles que, por sua atuação, foram imprescindíveis para a instalação do Campus Itaporanga, concedendo a Comenda Coriolano de Medeiros. A honraria é concedida às personalidades que têm reconhecidamente realizado relevantes serviços, gerando impacto e resultados na nossa comunidade acadêmica. A homenagem foi concedida ao ex-prefeitos de Itaporanga Aldiberg Alves de Carvalho, o prefeito Divaldo Dantas e o anterior, Djaci Farias Brasileiro. Também foram homenageados todos os servidores e ex-servidores do campus que contribuíram para que este momento fosse possível.

Ridelson FáriasO diretor-geral do Campus Itaporanga Ridelson Farias de Sousa agradeceu o empenho do reitor Nicácio Lopes em
buscar os recursos necessários para a conclusão da obra. Para Ridelson, é muito gratificante entregar o Campus já com resultados consolidados. "Por dois anos tivemos a maior eficiência acadêmica da Rede e hoje temos uma das maiores eficiências do Instituto Federal da Paraíba. Nós já formamos cerca de 700 estudantes e isso nos deixa bastante honrados, sem falar que vamos formar mais 86 estudantes agora, estamos com dois cursos implantados, além de várias estruturas de gestão”.

Para o reitor, Nicácio Lopes, a sede definitiva de Itaporanga foi a obra mais sacrificada e ao mesmo tempo maisReitor Nicácio Lopes.jpg aguardada de todas. Ela foi revestida de muita dificuldade, foram anos de espera. “Ela tem um sentimento de conquista muito forte, em primeiro lugar porque vai atender a uma das regiões mais pobres da Paraíba e isso tem uma intensificação do sentimento de alegria e em segundo lugar, o histórico desta obra foi marcado por paralisação, morosidade da execução, perda de recurso devido à falta da construtora em cumprir suas obrigações. Muita gente não acreditava que a gente ia conseguir, por estas duas razões principalmente, esta obra fechou um ciclo e foi um coroamento que me deixa imensamente feliz”, finaliza o reitor.

Panorâmica

O diretor de Ensino do Campus Itaporanga, Franklin  Medeiros, lembrou que o IFPB atende a toda a população do Vale do Piancó, composta por 150 mil habitantes. Ele ressaltou que dentre todos os estudantes do Campus, 70% vêm de outras cidades, o que implica em parceria com as prefeituras da região para transportar os alunos para o Campus. Ele agradeceu ao reitor Nicácio Lopes e a todos que contribuíram para a instalação do Campus cuja beleza é digna de muitos elogios.

A estudante do terceiro ano do Curso Técnico Integrado em Informática, Jamile Farias de Sousa, representando todos os estudantes do Campus Itaporanga falou das dificuldades enfrentadas nos seus dois primeiros anos na Instituição, devido a pandemia de covid 19. Para Jamile, embora tenha havido tempos difíceis o IFPB não falhou, colocando auxílios financeiros e de equipamentos para os estudantes. Toda a vivência e os benefícios obtidos na Instituição, são coisas que Jamile pretende levar para a vida.

Encerradas as falas dos membros da mesa de autoridades, todos foram convidados a se deslocarem até a entrada doBloco Bloco Administrativo para acompanharem o corte simbólico da fita e o descerramento da placa, atos simbólicos realizados  pelo reitor do IFPB Nicácio Lopes  e pelo diretor-geral do Campus Itaporanga Ridelson Fárias.

A mesa de hora foi composta pelo reitor do IFPB, Nicácio Lopes; pelo prefeito constitucional do Município de Itaporanga, Divaldo Dantas; pelo diretor-geral do Campus Itaporanga, Ridelson Farias de Sousa; pelo diretor de Ensino do Campus Itaporanga, Franklin Medeiros Galvão; pela gerente da 7ª Gerência Regional de Ensino da Paraíba, Maria do Carmo Pereira Vale Leite; pelo procurador federal da Procuradoria Federal junto ao IFPB, Michell Laureano Torres e pela representante dos estudantes do Campus Itaporanga, Jamile farias de Sousa – estudante do 3º  ano do curso Técnico Integrado em Informática do Campus Itaporanga.

As alunas do Curso Técnico em Edificações Maria Tereza e Suzana Sâmia destacaram a qualidade do ensino do IFPB. “É gratificante estudar aqui e ter oportunidade de conviver com o quadro docente composto de doutores e mestres e ainda poder participar dos editais de assistência estudantil”, afirmou Suzana Sâmia. Já Maria Tereza destaca a preocupação dos professores com a permanência do aluno na Instituição. “Os professores são pacientes e nos estimulam a seguir em frente sem nunca desistir”, comenta Maria Tereza.

O Campus Itaporanga integra o Plano de expansão III da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O início da obra aconteceu em 2013, no ano seguinte foi autorizada a criação e o funcionamento do Centro de Referência em Educação Profissional e Tecnológica de Itaporanga, que funcionou inicialmente na Escola Santa Mônica. Em 2017, o Campus ocupou mais um prédio da prefeitura até começar a ocupar a sua sede definitiva em 2018.

Texto – Iris Souto Maior – jornalista do IFPB

Fotos – Jerusa Sousa – Técnica em Tecnologia da Informação