Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 09 > Equipe campeã do IFPB é homenageada pela Huawei na Assembleia Legislativa

Noticia

Equipe campeã do IFPB é homenageada pela Huawei na Assembleia Legislativa

Empresa global assinou memorando com instituições do Nordeste durante homenagem a estudantes e professor
por publicado: 15/09/2022 16h22 última modificação: 22/09/2022 11h18

A equipe do Instituto Federal da Paraíba que foi bicampeã mundial no torneio de computação em nuvem foi homenageada, nesta quinta-feira, pela empresa global Huawei, promotora da competição que reuniu 85 países. A homenagem foi para os estudantes Luana Rodrigues Barros e Gabriel Gutierrez Pereira Soares (ambos do Mestrado em Engenharia Elétrica) e Marcos Antonio Ugolino de Araujo Junior, da graduação em Redes de Computadores, e o professor orientador Michel Coura Dias. A equipe é do Campus João Pessoa do IFPB e o evento aconteceu na Assembleia Legislativa da Paraíba. 

Durante a cerimônia, a empresa, que é líder mundial no mercado de soluções para Tecnologia da Informação, assinou um memorando de entendimento com o IFPB e outras instituições do Nordeste, como IFCE, UFPB, UFCG, IFPE, UFCE, UFAL e UECE. O reitor do IFPB, Nicácio Lopes, assinou o documento e discursou na tribuna da AL. IFPB acordo.jpeg

Nicácio lembrou que a equipe premiada estava representando outros 45 mil estudantes do IFPB e cerca de três mil servidores Para Nicácio, o evento é importante porque demonstra a saída que a educação significa em um dos estados mais pobres do Brasil e que ostenta indicadores precarizados no índice de desenvolvimento humano. Segundo o professor Nicácio, o evento simboliza a libertação que representa a educação. Ele afirmou que deve ser compromisso das instituições ter uma perspectiva de pacto com a consciência nacional, porque não vê sentido em uma educação que não seja voltada para a transformação social e a diminuição das desigualdades sociais, como a fome atual. 

O gerente do ecossistema de talentos da Huawei na América Latina, Zhang Bosen, esteve presente à cerimônia de entrega simbólica da premiação de R$18.800. Ele comentou que o evento representa muito para a empresa porque é uma ótima oportunidade de estar em contato com as instituições. Segundo ele, a assinatura do memorando é importante porque oficializa a parceria que a Huawei já possui com as instituições e que é muito importante para a construção de seu ecossistema. Para ele, a parceria só deve aumentar a prospecção da empresa por novos talentos dentro das instituições. 

IFPB cerimonia huawei.jpeg Vitor Montenegro, gerente de talentos da Huawei no Brasil, e que é paraibano, reforçou a importância da solenidade como um modo de valorizar os talentos locais. Ele contou que entre mais de 2 mil instituições de todo o mundo que participaram do ICT Competition, quatro nordestinas foram premiadas, IFPB, IFCE, UFAL e UFCE e o IFPB bicampeão mundial. Ele destaca que a empresa tem parceria com 150 instituições e oferta mais de 100 possibilidades de capacitação de forma gratuita, quando uma certificação global nesta área pode girar em torno de 300 dólares. Victor ressalta que a Huawei é a empresa que mais tem patentes em processo de inovação e credita muito deste sucesso à parceria com instituições de educação. 

Mariani Silva Passos, gerente de ecossistemas da Huawei, ressaltou a satisfação de homenagear o IFPB que foi campeão mundial dois anos consecutivos em cloud computing e também o IFCE campeão em Redes. A nova edição do ICT Competition foi lançada pela empresa Huawei ao final do evento. Marcos Ugolino Gabriel Gutierrez e Luana Barros IFPB estudantes.jpeg

O estudante Gabriel Gutierrez disse que é muito gratificante representar o IFPB e o Nordeste em um evento de escala mundial, que foi uma conquista única. Segundo Luana Barros, a premiação é o reflexo da formação que o IFPB deu para eles. Ela afirmou que muitos profissionais do IFPB estão por trás do sucesso da equipe.

A cerimônia foi muito prestigiada por autoridades estaduais da área de educação, ciência, tecnologia e inovação. Da parte da equipe gestora do IFPB, estavam o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo Neto, a assessora de Relações Institucionais e Internacionais Mônica Montenegro, o diretor do Polo de Inovação, Erick Melo, e o diretor do campus João Pessoa, Neilor Cesar, entre vários outros. 

Painel ICT.jpeg No período da tarde, a programação ainda teve um painel sobre sobre “A Importância da Tecnologia para o novo modelo brasileiro”, o lançamento da Huawei ICT Competition 2022-2023 e do Vídeo Nacional MEC Place 2022. O professor Michel Coura foi o representante do IFPB no painel. O MEC foi representado por Isabelle França e o governo estadual por Roberto Germano, da Fapesq. 

Redação e edição: Ana Carolina Abiahy - jornalista do IFPB 
Entrevistas e fotos: Filipe Donner - DGCOM do IFPB