Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 09 > Entrevista com o reitor Nicácio Lopes marca primeira transmissão da rádio 98,9 FM

Rádio entra oficialmente no ar a partir de hoje (23)
por Patrícia Nogueira publicado: 23/09/2022 10h02 última modificação: 23/09/2022 10h02

No dia em que é comemorado o aniversário de 113 anos do IFPB entra no ar oficialmente a rádio 98.9 FM, o primeiro canal licenciado de concessão educativa de um Instituto Federal no Brasil.

Para marcar a data os jornalistas Clebio Melo e Júlio César Rolim entrevistaram o reitor Nicácio Lopes. O Programa foi ao ar ao vivo às 9h com transmissão pelo canal da TV IFPB no YouTube.

A nova rádio será um instrumento de potencialização do processo educacional para a transmissão do conhecimento científico e tecnológico. “Nossa emissora vem acrescentar qualitativamente o processo radiofônico da cidade de Campina Grande, contribuindo para a educação do nosso estado. Um orgulho para o IFPB e para Campina que está na vanguarda”, destacou Nicácio.

Durante a entrevista, o reitor teve a oportunidade de falar da heterogeneidade e diversidade da instituição que está hoje com mais de 45 mil alunos matriculados e oferece educação de qualidade desde a formação inicial e continuada até a pós-graduação.

“Os institutos federais se caracterizam dentro da lógica da diversidade da curricularização e da expansão da territorialidade com um público eclético, um espaço de formação diversificado”, afirmou o reitor ressaltando todo o trabalho desenvolvido pelos servidores para atender aos filhos dos trabalhadores e oferecer uma educação transformadora.

Durante sua fala o Reitor teve a oportunidade de falar sobre as dificuldades enfrentadas durante a pandemia e as atitudes tomadas para vencer os desafios. “Tínhamos que preservar a vida sem interromper o processo educacional. Então assistimos os estudantes em situação de vulnerabilidade com a conectividade. Arregaçamos as mangas e buscamos os estudantes na roça oferecendo sinal de internet para que eles pudessem estudar de forma remota. Também capacitamos os nossos professores. Depois de tudo isso, posso dizer q o instituto fez essa travessia com responsabilidade”.

No último bloco da entrevista o reitor Nicácio falou sobre o processo de consulta pública para a escolha da nova reitoria e lembrou da votação expressiva que a professora Mary Roberta obteve. Também falou sobre a iminência do término da sua gestão e dos últimos atos a serem realizados a exemplo da inauguração do Campus Itaporanga. Por fim ele fez um balanço sobre a sua gestão.

Participaram do apoio técnico durante a entrevista ao vivo Alan Leonardo Félix e a equipe da TV IFPB: Mércyo Costa, Márcio Araújo e Bráulio Rangel.