Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 09 > Consuper publica Diretrizes para a Curricularização da Extensão

Consuper publica Diretrizes para a Curricularização da Extensão

Proexc explica a importância do documento para a instituição
por Ana Carolina Abiahy publicado: 10/09/2022 17h05 última modificação: 10/09/2022 17h13

O Conselho Superior do Instituto Federal da Paraíba publicou, no dia 05 de setembro, a Resolução 34/2022 que convalida a Resolução AR 84/2021, a qual dispõe sobre as Diretrizes para a Curricularização da Extensão no âmbito do IFPB. A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) comemora a publicação que regulamenta uma longa caminhada de atividades extensionistas e que solidifica a importância destas no tripé institucional. Acesse aqui o documento.

Para a pró-reitora Cleidenedia Morais, a resolução significa a concretização do princípio da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão e o reconhecimento desta última como dimensão formativa dos discentes.  A partir da publicação do documento, o IFPB assume o compromisso de ter na matriz curricular dos cursos 10% da carga horária exclusivos para ações de extensão, que poderão ocorrer como componentes específicos ou não. Segundo Cleidenedia, a parceria com os projetos de pesquisas também deve aumentar, porque não se pode pensar na extensão como processo educativo separado da pesquisa.

O documento foi elaborado a partir da ação coletiva de uma comissão presidida pela diretora de Extensão Popular e Rural, Maria José Batista Bezerra de Melo (Josi), e por meio da integração com a Pró-Reitoria de Ensino. Segundo Josi, o documento inicia com discussões e reflexões realizadas no âmbito dos Fóruns de Extensão, acerca da temática da curricularização da extensão, culminando na Resolução Nº 07/2018 do Conselho Nacional de Educação, que estabeleceu as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimentou o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), além de outras providências.

Acompanhando o movimento em nível nacional, o IFPB colocou o tema da curricularização da extensão em debate com a comunidade acadêmica desde gestões anteriores da Pró-reitoria de Extensão, se consolidando na gestão atual. Josi relembra que foram realizados diálogos e seminários sobre essa temática, apresentação de experiências de outros institutos federais. A temática foi enfatizada durante a participação em eventos internos, entre elas várias semanas pedagógicas, além de terem sido realizadas reuniões coletivas convidando a comunidade acadêmica dos diversos campi, incluindo reuniões de trabalho com integrantes de Núcleos Docentes Estruturantes dos Campi. Uma consulta pública também foi aberta e estabelecido o plantão da curricularização todas as sextas feiras para esclarecimento de questões.

Segundo Josi, mais de 80% das instituições da Rede Federal já aprovaram suas resoluções e muitas estão vivenciado de forma concreta esta curricularização na execução dos cursos superiores. Ela ressaltou que a Proexc do IFPB tem trabalhado em regime de colaboração com outras instituições da Rede, o que tem fortalecido os processos de curricularização da extensão.