Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 09 > Campus Campina inaugura bloco de laboratórios para a área de química

Campus Campina inaugura bloco de laboratórios para a área de química

Entrega à comunidade foi realizada nesta sexta-feira (23) no turno da manhã
por Patrícia Nogueira publicado: 23/09/2022 11h59 última modificação: 26/09/2022 18h49

Novos espaços acadêmicos foram inaugurados no campus Campina Grande, nesta sexta-feira (23). Trata-se de um laboratório temático de química e espaços para o desenvolvimento de atividades de pesquisa e extensão. A solenidade de entrega à comunidade foi presidida pelo reitor Nicacio Lopes.

O reitor destacou que este momento simboliza o sonho de muitos estudantes que agora contam com um espaço qualificado para a transmissão do conhecimento. Nicácio lembrou das dificuldades enfrentadas ao longo de sua gestão e falou que a crise não impediu a concretização de diversas obras. Ele lembrou que a próxima gestão irá assinar a ordem de serviço dos novos restaurantes estudantis do IFPB.

“Ao longo destes 113 anos o instituto oferece o pão transcendental da transformação da vida. Esse espaço representa o respeito que a instituição tem a dignidade dos estudantes e continuaremos a trilhar este caminho para formar cidadãos competentes e emancipados”, afirmou Nicácio.

O Diretor Geral Albino Nunes agradeceu o apoio da reitoria e afirmou que o maior propósito do campus é oferecer o melhor para os alunos. “Uma solenidade de inauguração simples, mas que representa muito”, destacou.

O Coordenador do Curso de Química, Antônio Gadelha disse que a entrega desse conjunto de laboratórios vemlaborat 4.jpg engrandecer ainda mais o curso e ampliar a qualidade de formação um instrumento que reforça a vinculação da teoria e da prática. “Vai auxiliar no ensino, na pesquisa e extensão por meio das atividades que o campus presta a comunidade”, falou o professor, ressaltando que o curso beneficiará diretamente cerca de 270 estudantes do curso técnico integrado em química.

A estudante Ellen Jane está cursando o último período do curso de química e será uma das beneficiadas com a nova estrutura: “Estávamos muito ansiosos com essa inauguração e com uma expectativa muito grande, uma vez que o campus já oferece espaços muito bons para as nossas aulas e agora vai melhorar ainda mais a nossa formação como técnicos”, afirmou.

laborat 6.jpgA docente Maria Auxiliadora de Brito é a primeira professora de química a ingressar no campus Campina Grande. Ela contou da alegria que é ter um bloco temático da área: “No início da construção da nossa escola eu ajudei a montar os primeiros laboratórios e foi um avanço muito grande. Com o curso técnico em química estava na hora de termos um laboratório voltado para os alunos”, disse, parabenizando e agradecendo ao reitor pelo olhar estratégico voltado para a área.

Os recursos na ordem de quase R$800 mil foram oriundos de emenda de bancada recebidos pelo IFPB. A área total é 968 m², contemplando 11 ambientes.

A inauguração dos novos espaços faz parte das comemorações dos 113 anos do instituto federal. A programação continua no turno da tarde com a solenidade oficial de inauguração da rádio 98.9 FM, culminando no dia 28 com a entrega da sede definitiva do Campus Itaporanga.