Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 09 > Reitoria inaugura primeira rádio educativa da Rede Federal

Noticia

Reitoria inaugura primeira rádio educativa da Rede Federal

A inauguração da Rádio 98,9 FM no Campus Campina Grande trouxe uma programação especial e faz parte das comemorações dos 113 anos do IFPB
por publicado: 24/09/2022 11h32 última modificação: 27/09/2022 15h24

A Reitoria inaugurou no Campus Campina Grande nesta sexta-feira (23) a rádio 98,9, primeiro canal licenciado de concessão educativa da Rede Federal. O evento integra as comemorações dos 113 anos do IFPB. 

Estudio da Radio.jpgA solenidade oficial de inauguração da Rádio de concessão educativa do IFPB foi realizada no auditório do IFPB Campina Grande e transmitida tanto pelo YouTube quanto pela emissora FM.

Durante a solenidade, foi apresentado um vídeo do presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Cláudio Alex Jorge da Rocha, reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA), parabenizando o IFPB pela instalação e funcionamento da primeira rádio educativa de toda a Rede Federal.

Filipe Donner.jpgNa oportunidade, o diretor-geral de Comunicação e Marketing do IFPB, Filipe Donner, falou sobre a trajetória de lutas para que este momento fosse possível, detalhando passo a passo, a tramitação do processo. O diretor agradeceu à toda equipe da DGCOM e do Campus Campina Grande, em especial à jornalista Patrícia Nogueira Carvalho Pinto que colaborou intensamente na elaboração da documentação exigida para a concessão da rádio. Clique aqui e assista a solenidade de inauguração.

O chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Campina Grande, Gilbran Asfora, representando o prefeito Bruno Ferreira Lima, destacou a importância da rádio como um instrumento importantíssimo para a multiplicação de conhecimento com um alto nível de qualidade.

Para o diretor-geral do Campus Campina Grande, Albino Nunes, a instalação da rádio foi um grande desafio que foi concluído com êxito graças à colaboração de todos. Em sete meses, o IFPB Campus Campina Grande conseguiu comprar e instalar torre, antena e transmissor, além de providenciar a estrutura física para abrigar o estúdio, com recepção, estúdio principal, ambiente administrativo e de produção e estúdio auxiliar. 

Reitor Nicacio.jpgO reitor, Nicácio Lopes, fez uma retrospectiva histórica da criação do IFPB, desde a sua criação em 1909, pelo presidente Nilo Peçanha, até os dias de hoje, destacando a composição multicampi e pluricurricular do IFPB. O reitor agradeceu o empenho do diretor de Comunicação Filipe Donner, ao diretor-geral do Campus Campina Grande Albino Nunes e a toda a equipe da Assessoria de Comunicação pelo empenho em colocar a rádio no ar em tempo recorde. “A rádio educativa 98,9 será um grande indutor de difusão e transmissão do conhecimento para Campina Grande, para a Paraíba e para o país. Os nossos estudantes ganharam um canal qualificado para a potencialização de conteúdos científicos e tecnológicos”, prevê o reitor. A Rádio 98,9 usará esta nomenclatura até que seja batizada formalmente, após um processo democrático de consulta à comunidade sobre o nome que a emissora terá. 

A cerimônia de inauguração, também, celebra os 100 anos de história do rádio no Brasil, cuja primeira transmissão aconteceu em 7 de setembro de 1922. Para tanto, a rádio abriu espaço na programação musical para um bate-papo, ao vivo, sobre a história do rádio em Campina Grande, com a participação do jornalista Júlio César Rolim, servidor do IFPB com a professora e especialista no assunto, Goretti Sampaio.

Publico no auditorio.jpgEm seguida, a programação contemplou um simpósio on-line sobre "Comunicação Pública no Rádio", transmitido pelo YouTube e pela nova emissora de Campina Grande em sinal aberto. Para abordar o assunto, foram convidados Jorge Antônio Menna Duarte, diretor da Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública), e Naná Garcez, diretora-presidente da Empresa Paraibana de Comunicação S.A., a EPC. Os trabalhos foram coordenados pelo jornalista e diretor-geral de Comunicação e Marketing do IFPB, Filipe Donner.  Assista aqui o Simpósio on-line

Ao final da cerimônia oficial o público foi contemplado com uma apresentação dos músicos Priscilla Cler e Pedro Medeiros e, finalizando o dia festivo, o cantor Capilé fez um passeio por sua carreira, apresentando as músicas que embalaram Campina Grande ao longo dos anos, em um bate papo descontraído com o jornalista Júlio Cezar e o técnico em audiovisual Alan Leonardo Felix da Silva. O show exclusivo e ao vivo foi ao ar na rádio e no YouTube e está disponível aqui.

Texto - Iris Souto Maior - jornalista do IFPB

Fotos - Thomas de Freitas e Jerusa Farias