Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 08 > Reitor faz reunião no Projeto Lampião Maker no Parque Sinergia

Reitor faz reunião no Projeto Lampião Maker no Parque Sinergia

Gestores e pesquisadores de vários campi e do Polo de Inovação delineiam novas estratégias junto a pró-reitores
por publicado: 09/08/2022 16h02 última modificação: 30/08/2022 09h53

Nesta segunda-feira, 08 de agosto, o reitor Nicácio Lopes se reuniu com gestores e pesquisadores no Parque Científico e Tecnológico Sinergia do IFPB. O objetivo do encontro foi tratar do planejamento estratégico das atividades e adequações do Parque Sinergia que abriga o Projeto Lampião Maker. A ideia é que o espaço potencialize a Cultura Maker com participação dos estudantes e servidores do IFPB e de outras entidades.

A reunião teve a presença dos gestores e pesquisadores dos campi João Pessoa, Cabedelo, Cabedelo Centro, Santa Rita, Mangabeira, Pedras de Fogo e do Polo de Inovação do IFPB. Estiveram presentes ainda a pró-reitora de Pesquisa Inovação e Pós-Graduação, Silvana Cunha, e o pró-reitor de Administração e Finanças, Pablo Andrey. Reformas no prédio do Sinergia/Lampião que fica na antiga sede do MPF no centro da capital estiveram entre a pauta que abordou ainda a transferência de parte dos projetos do Lampião para os campi, como o de Santa Rita.

O Projeto Lampião Maker é um espaço de estímulo na aprendizagem baseada em projetos e na cultura learning by doing, numa proposta multicampi e com ações multidisciplinares em diversas áreas, como Informática, Telemática, Geoprocessamento, Automação Industrial, Engenharias Elétrica, da Computação, Mecânica, de Materiais, Arquitetura, Design de Interiores, Ciências Sociais, Geografia, Direito, Administração, Fisioterapia, Educação Física, Ciências Biológicas, Psicologia, dentre outras.

IFPB sinergia 1.jpg Segundo o reitor Nicácio, estas iniciativas de readequação do espaço vão fortalecer o ecossistema de inovação, com a ampliação de novos projetos e de serviços prestados à sociedade, bem como fortalecer o ensino, a ciência e a tecnologia que são expressões da missão institucional do IFPB.

O espaço maker oportuniza o processo de ensino-aprendizagem com atividades integradoras já realizadas nos campi, com experiências de aprender-fazendo, adquiridas pelos projetos de pesquisa, atividades extensionistas, empresas juniores, laboratórios, ações e/ou projetos de inovação, em parcerias com o poder público, empresas, comunidades e outros atores dos seus entornos.

A coordenadora do Projeto Lampião, Nadja da Nóbrega Rodrigues, define a iniciativa como um laboratório multicampi, com trabalho multidisciplinar, que compartilha espaços, professores, técnicos e estudantes para a disseminação da cultura maker. Ela espera que o planejamento e a visita aos campi aumentem o sentimento de pertencimento dos envolvidos e apresente as potencialidades para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

Edição: DGCOM do IFPB com colaboração de Ramiro Pereira do Sinergia