Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 08 > Podcast Papo saúde: Terceiro episódio fala sobre tratamentos complementares

Noticia

Podcast Papo saúde: Terceiro episódio fala sobre tratamentos complementares

Práticas integrativas e complementares podem ser boas aliadas da saúde física e mental
publicado: 16/08/2022 09h01 última modificação: 17/08/2022 09h00

Você já ouviu falar em Práticas Integrativas e Complementares em saúde? As chamadas PICs podem ser uma importante ferramenta auxiliar na prevenção e tratamento de doenças crônicas como hipertensão e transtornos mentais como a ansiedade, mostrando-se uma grande aliada aos tratamentos da medicina convencional.

O terceiro episódio do Podcast Papo Saúde do IFPB trouxe à tona esse tema, através de um bate papo com a Terapeuta e Assessora Técnica de Práticas Integrativas da Saúde da Prefeitura de João Pessoa, Carminha Amorim. A terapeuta destaca as vantagens do uso da prática integrativa e a importância de se olhar mais para a saúde e não apenas para a doença. E, para quem tá buscando uma maior integração entre mente, corpo e mundo exterior, não perca a prática meditativa ao final do Podcast.

As práticas integrativas buscam tratar a saúde de forma integral, por meio de recursos terapêuticos baseados em saberes tradicionais. São exemplos de práticas integrativas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS): Auriculoterapia, Imposição de Mãos (Reiki), Plantas Medicinais (fitoterapia), Meditação, Terapia Comunitária Integrativa, Terapia de Florais, dentre outras.

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde foi aprovada em maio de 2006. As terapias são oferecidas de forma gratuita pelo SUS.

O Podcast papo saúde é uma ação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), através da Coordenação de Assistência à Saúde do Estudante e da Diretoria de Educação Física e Esportes, em parceria com a Diretoria Geral de Comunicação e Marketing (DGCOM). O podcast tem por objetivo compartilhar informações de qualidade sobre diferentes temáticas voltadas para saúde em uma perspectiva integral.

Acesse aqui o terceiro episódio completo do Papo Saúde e acesse também a prática meditativa.