Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 08 > NEO IFPB - Agência de Inovação recebe novos bolsistas do PIAGI

NEO IFPB - Agência de Inovação recebe novos bolsistas do PIAGI

Durante a capacitação houve visita ao Parque Sinergia
por Heranir Oliveira publicado: 18/08/2022 10h13 última modificação: 18/08/2022 10h18

A Agência de Inovação, Parque Científico e Tecnológico do IFPB recebeu novos bolsistas do PIAGI - Programa Institucional de Apoio à Gestão da Inovação. O encontro que aconteceu na tarde desta quarta-feira (17) teve a participação dos bolsistas Juliana Paula Alves de Sousa e Thalyson Erick Honorato Nunes e foi transmitido pela internet, dando oportunidade da participação da bolsista Erika dos Santos Leal Maia, de Campina Grande.

O encontro serviu para apresentar a estrutura do Ecossistema de Inovação do Instituto Federal da Paraíba, composto pela NEO IFPB – Agência de Inovação, Parque Científico e Tecnológico do IFPB, Polo de Inovação do IFPB e Polo EAD.Bolsistas- visita Parque 2.jpg

O Diretor da NEO IFPB – Agência de Inovação, Daniel de Macedo Soares, apresentou a evolução histórica desde quando era Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT, passando para Diretoria de Inovação Tecnológica (DIT), até chegar a Agência de Inovação, sua estrutura de governança, desafios, perspectivas e o planejamento de novas ações. Segundo ele o PIAGI representa o esforço institucional de formar quadros para compreender e incidir de forma qualificada na gestão dos ecossistemas de inovação.

O Coordenador de Propriedade Intelectual, Valdecir Teófilo Moreno, falou sobre as atividades de licenciamento junto ao INPI, dentre outras atividades de proteção do ativo intelectual institucional. O Diretor do Polo de Inovação, Erick Melo, mostrou a importância da gestão de relacionamento com o setor produtivo para realização de ações, projetos e programas de impacto, em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e Extensão Tecnológica (ET).Bolsistas- visita Parque 3.jpg

O Assessor Especial para Inovação e Empreendedorismo, Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira, fez a historização do Ecossistema de Inovação do IFPB  descrevendo as atividades e atribuições do Parque Sinergia, da NEO IFPB – Agência de Inovação, da fundação de apoio FUNETEC-PB, do Polo de Inovação. Ele relatou a perspectiva da instituição em participar do INTEGRA, que tem o cadastro de pesquisadores, laboratórios, vitrine tecnológica, dentre outros temas ligados a inovação. Ao final foi realizada uma visita as instalações do Ecossistemas de Inovação do Instituto Federal.

Para maiores informações:

Parque Científico e Tecnológico Sinergia do IFPB – sinergia@ifpb.edu.br