Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 08 > IFPB, UFPB e CINEP discutem parceria em Projeto de Recifes Artificiais Marinhos

IFPB, UFPB e CINEP discutem parceria em Projeto de Recifes Artificiais Marinhos

As entidades buscam soluções para viabilizar o projeto o mais rápido possível
por publicado: 03/08/2022 18h57 última modificação: 30/08/2022 09h54

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) reuniu-se com representantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (CINEP) para discutir parcerias para o projeto de Recifes Artificiais Marinhos. O encontro aconteceu nesta terça-feira (03) na Sala de Reunião da Reitoria da UFPB e contou com a participação de gestores e pesquisadores das respectivas entidades.

Na oportunidade o professor Cláudio Dybas, do IFPB Campus Cabedelo Centro, apresentou as características doReunião_recifes Projeto, que conta com vasta experiência de dez anos em projeto similar realizado no Paraná, demonstrando sua importância dos recifes artificiais marinhos para a recuperação da biodiversidade, para o turismo dentre outros impactos positivos.

Conduzidos pelo professor da UFPB, Sandro Marden, os participantes percorreram os laboratórios da UFPB, particularmente o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Materiais (Nepem), localizado no Centro de Tecnologia (CT). O professor destacou que o núcleo não se limita à engenharia de materiais, porque agrega diversas áreas em pesquisas interdisciplinares e, que há Reunião_Recifes2.jpgpossibilidade de participação de uma ampla rede internacional de colaboração.

O encontro teve o objetivo de fortalecer a parceria entre as instituições envolvidas, aprofundar os diálogos da proposta e celebração de Aliança Estratégica. Foi encaminhado tratativas para a definição do Plano de Trabalho, com as responsabilidades de cada entidade, além da necessidade da celeridade do processo do projeto multi-institucional, onde cada instituição viabilizar o projeto no menor tempo possível, que tem um amplo espectro no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação.

O IFPB foi representado pela pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Silvana Luciene do Nascimento Cunha Costa; pelo diretor da NEO IFPB Agência de Inovação Daniel de Macedo Soares; Parque Científico e Tecnológico Sinergia do IFPB, Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira e pelos professores e pesquisadores Claúdio Dybas da Natividade, Marcéu Oliveira Adissi, do IFPB Campus Cabedelo Centro, e Andressa Vieira, do IFPB Campus Cabedelo.

UFPB foi representada pelo pró-reitor de Planejamento, Paulo de Tarso Costa Henriques; pelo pró-reitor de Pesquisa, Valdir Braga, e pelos professores e pesquisadores Sandro Marden, Marçal Rosas, Marcos Santana e Alexsandro Santos.

E, a CINEP, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico, foi representada por Rômulo Soares Polari Filho. Estiveram presentes também a jornalista Alessandra Lostra e a pesquisadora Karina Massei.

Maiores informações: sinergia@ifpb.edu.br ou neo@ifpb.edu.br

DGCOM IFPB, com informações de Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira