Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 08 > IFPB realiza primeira certificação do EnergIF

Noticia

IFPB realiza primeira certificação do EnergIF

Solenidade foi no campus Esperança com presença da Proexc
por Ana Carolina Abiahy publicado: 30/08/2022 16h09 última modificação: 31/08/2022 14h29

O Instituto Federal da Paraíba realizou a primeira certificação do programa Qualifica Mais EnergIF. A primeira turma a receber os seus diplomas no curso de qualificação profissional foi no Campus Esperança do IFPB. A solenidade aconteceu na semana passada e certificou 23 alunos do curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (Instalador de Sistemas Fotovoltaicos). 

A cerimônia foi bastante emocionante e teve a presença da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), nas pessoas da pró-reitora Cleidenedia Morais e da diretora de Extensão Popular e Rural Josi Melo. O diretor geral do IFPB Esperança Valnyr Vasconcelos de Lira participou da certificação bem como a coordenadora de Extensão Anne Karine Queiroz Alves e o coordenador do curso João Paulo Ferreira Araújo. 

site 1 IFPB ENERGIF ESPERANÇA.jpeg

O concluinte José Delson Miranda foi orador da turma FIC e, em seu discurso, ressaltou as dificuldades superadas por muitos colegas que, como ele, vieram de outras cidades para fazer o curso. Segundo Delson, eles se sentem técnicos qualificados e prontos para o mercado devido a experiência de excelência conquistada por meio do IFPB. Delson fez o curso à noite após um dia inteiro de trabalho. Ele é egresso do IFPB Campus Campina Grande, onde concluiu o curso técnico subsequente de Manutenção e Suporte em Informática, e comentou sobre toda a estrutura que a instituição coloca à disposição do aluno. 

Os discursos dos gestores enalteceram a oportunidade do curso de preparar profissionais para uma das atividades econômicas mais promissoras da atualidade. O curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) do EnergIF tem 200 horas de duração. Uma nova turma já foi selecionada e está se preparando para iniciar as aulas. As matrículas estão sendo realizadas até o dia 02 de setembro.

O EnergIF tem turmas nos campi do IFPB em Patos, Cajazeiras e João Pessoa. O Campus Esperança do IFPB também terá um curso técnico integrado ao ensino médio em Sistemas de Energias Renováveis que está com inscrições abertas por meio do PSCT. 

Fotos: colaboração do campus Esperança do IFPB