Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 08 > DGEP celebra as várias maneiras de ser Pai

Noticia

DGEP celebra as várias maneiras de ser Pai

Homenagem da Diretoria é direcionada a todos os servidores do IFPB que são pais
por publicado: 12/08/2022 16h19 última modificação: 12/08/2022 16h19

Um fato com que todos os pais concordam é o de que a paternidade não vem com um manual de instruções. A tarefa de receber um filho e educá-lo é uma das mais difíceis, mas um elemento é essencial nessa trajetória: o amor.

Neste Dia dos Pais, a Diretoria Geral de Gestão de Pessoas celebra as diversas maneiras de se exercer a paternidade, porque tais vivências denotam o amor, cuidado, carinho e dedicação que se mostra presente em cada relação dos pais com seus filhos e filhas. Em outras palavras, cada um tem o seu jeito de ser pai, mas todos o fazem com muito amor.

Para os servidores que estão prestes a receber um novo filho, a DGEP, por meio da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas, lançou a Cartilha do Futuro Pai, completando a tríade do "Projeto Vem Filho Por Aí". A cartilha dá dicas de como o pai pode se preparar para a chegada desse bebê, de como acolhê-lo da melhor forma e também traz informações sobre os direitos e benefícios que o servidor possui quando se torna pai.

Mas a DGEP também pensou nos pais veteranos que, como Carlos Vidal Lima, ainda se emocionam ao lembrar do nascimento de cada filho. Mesmo que hoje já sejam adultos. Carlos, inclusive, é servidor da Reitoria do IFPB e também colega de trabalho do seu filho, o professor Robson Oliveira Lima, que é o atual Coordenador do Curso de Negócios Imobiliários no Campus João Pessoa.

É com lágrimas no olhos e orgulho na voz que Carlos relembra o dia em que acompanhou o filho até o Campus Cajazeiras para tomar posse como professor. Isso porque o pai coruja foi quem estimulou e até insistiu para que Robson se candidatasse à vaga de docente no concurso para o IFPB.

Além de Robson, Carlos tem mais uma filha, Ruth, que reside no Estado de Roraima, mas vem visitá-lo anualmente. Foi naquele Estado que a família residiu inicialmente e, quando Carlos se mudou para a Paraíba, Robson pediu para vir junto. "Foi um desafio cuidar dele aqui, mas ele sempre foi muito estudioso. Ele e Ruth sempre me deram muitas alegrias. Ser pai deles é uma das coisas mais importantes da minha vida", resumiu Carlos.

É a distância também que Flávio Santiago acompanha o crescimento dos filhos Anna Flávia, de 20 anos, e Flávio Filho, de 10 anos. Ambos residem em Recife-PE, mas semanalmente encontram o pai, que se mudou para João Pessoa em 2018 para assumir o cargo de Engenheiro Civil na Reitoria do IFPB. Às vezes, é Flávio quem vai a Recife, mas a vinda dos filhos a João Pessoa também é constante, principalmente nas férias. 

Flávio também relembra o nascimento dos filhos e descreve o acontecimento como "uma impressionante 'virada de chave': de repente, você deixa de pensar em si como prioridade e a vida verdadeiramente passa a indicar um novo sentido. Não consigo explicar. Apenas sentir. Porque desde o momento em que me tornei pai, as coisas boas que busco para mim, é pensando de que maneira vai repercutir positivamente na vida dos meus filhos".

O servidor diz que, inicialmente, ao pensar no futuro dos filhos no mundo em que vivemos, sentiu muito medo. Mas, em seguida, destaca: "o fato é que a felicidade de ser pai é infinitamente maior: seja através da satisfação de poder ensinar e aprender com os filhos, seja na interação/percepção das descobertas, tanto em relação às coisas concretas quanto às abstratas. Sinto muito orgulho dos meus filhos e um amor que é indescritível. Tenho uma relação maravilhosa com ambos e espero conseguir desempenhar bem a missão paternal – Enfim, os meus filhos me fazem muito, muito, muito feliz".

A DGEP deseja que, neste Dia dos Pais, todos consigam vencer as distâncias e possam estar junto dos seus filhos. Mesmo aqueles que já convivem diariamente, possam sentir, no próximo domingo, uma presença ainda mais forte, marcada pelo afeto e carinho entre os pais e seus filhos.

*Patrícia Lins - jornalista do IFPB