Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 08 > Colégio de Dirigentes do IFPB se reúne no Campus Campina Grande

Colégio de Dirigentes do IFPB se reúne no Campus Campina Grande

Reunião de forma presencial terminou nesta sexta-feira (26)
por Heranir Oliveira publicado: 25/08/2022 23h37 última modificação: 26/08/2022 12h14

O Colégio de Dirigentes do IFPB iniciou nesta quinta-feira (25) os trabalhos da 51ª reunião ordinária no Campus Campina Grande, onde tratou de diversos assuntos de interesse da comunidade acadêmica. Foi o primeiro encontro de forma presencial desde o início da pandemia. As atividades conduzidas pelo reitor Nicácio Lopes tiveram início no período da tarde com a participação de Diretores-Gerais, Pró-Reitores e Diretores Sistêmicos.20220825_140206.jpg

Inicialmente o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, e o Diretor de Educação Física e Esportes, professor Sílvio Romero, falaram dos preparativos para a realização dos 5º Jogos Intercampi do IFPB que serão realizados de 17 a 22 de outubro em Campina Grande. A expectativa é reunir mais de 600 estudantes em várias modalidades. Durante a reunião o Diretor do Campus anfitrião, Albino Nunes, garantiu o fornecimento de refeições para os atletas dos 17 campi envolvidos, outros itens como hospedagem e transporte estão sendo planejados pela comissão organizadora.

Em seguida o Pró-Reitor de Administração e Finanças, Pablo Andrey, atualizou os presentes quanto a execução orçamentária dos campi. Pablo apresentou planilhas com os níveis de empenho das unidades e lembrou que os campi têm até 10 de novembro para o empenho de despesas deste ano. O gestor da PRAF recomendou aos diretores o preenchimento do formulário de acompanhamento, uma ferramenta de gestão que permite conhecer melhor as dificuldades dos campi para uma boa execução do orçamento.

20220825_140249.jpgAs principais atividades de extensão e cultura desenvolvidas ao longo deste ano foram esclarecidas pela Pró-Reitora da Proexc. Cleidenedia Morais destacou vários projetos e programas e lembrou que foram ofertados 59 cursos de pequena duração (FIC) que tem transformado a vida de milhares de pessoas em todo o estado. Ações como o 3º Concurso Literário do IFPB, Prêmio IFPB de Artes Visuais e o 2º Festival de Arte e Cultura do IFPB, além de editais de fomento à cultura e ações de internacionalização foram lembrados.

Nos informes finais o reitor Nicácio Lopes falou sobre a programação que está sendo organizada em comemoração aos 113 anos do IFPB, planejada para o final do próximo mês. Dentro das atividades haverá lançamento de um livro (versões impressa e digital) que será uma síntese das realizações do IFPB nos últimos 8 anos de seu mandato. Entre os objetivos da obra estão a preservação da memória da instituição, uma forma de prestar contas à sociedade e servir de parâmetro para o planejamento de ações futuras. O reitor destacou também a inauguração do Campus Itaporanga no dia 28 de setembro e em Campina Grande a entrega de dois novos equipamentos: a Rádio Educativa e o bloco do laboratório de Química.

Atividades do CODIR nesta sexta-feira (26)

Neste último dia da reunião do Colégio de Dirigentes o primeiro a falar foi o Diretor da NEO-IFPB, Agência de Inovação, Daniel de Macedo, que esteve acompanhado do Assessor Especial de Inovação e Empreendedorismo, Ramiro Gomes Pereira. Sinergia FOTO.jpgA explanação foi sobre o Parque Científico e Tecnológico Sinergia, que congrega o Centro de Inovação, Incubadora, Startups e Laboratório Aberto de Ideação e Prototipagem. A Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Silvana Costa, por sua vez deu detalhes da resolução que regula a prestação de serviços pelo IFPB.

Em seguida o Coordenador de Produção de Áudio-Visual, Mércyo Costa, apresentou o catálogo de cursos do IFPB que está disponível no portal do estudante do IFPB e no canal da TV IFPB no Youtube. O catálogo mostra, entre outras coisas, o perfil profissional, a infraestrutura dos cursos e o campo de trabalho.

Por fim, A Diretora de Articulação Pedagógica, Rivânia Sousa, que representou a Pró-Reitora de Ensino, Mary Roberta, deu detalhes sobre dois projetos: o PROJENs, que visa desenvolver atividades para a melhoria da permanência e êxito dos estudantes nos cursos, e o projeto que objetiva minimizar a evasão e retenção escolar. Para aumentar o índice de eficiência acadêmica, Rivânia anunciou a realização de um evento da PRE em parceria com a PRAE, que deve acontecer na primeira semana de outubro, com a participação de profissionais da área pedagógica, assistência estudantil, psicólogos e diretores de ensino das unidades do IFPB.

O reitor Nicácio Lopes considera importante as reuniões do Colégio de Dirigentes para fazer o alinhamento de ações e a unificação de estratégias. O gestor máximo da instituição espera que o IFPB possa qualificar mais o processo de diagnosticar o cenário das políticas públicas, e projetar o planejamento dentro de uma lógica de aprimoramento constante.imagem reitor 3.jpg

*Heranir Oliveira- Equipe DGCOM com atualização em 26/08