Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 07 > Novas turmas de qualificação profissional abrem inscrição

Novas turmas de qualificação profissional abrem inscrição

Vagas no curso de MEI nos campi João Pessoa, Santa Rita e Campina Grande
por Ana Carolina Abiahy publicado: 13/07/2022 14h58 última modificação: 13/07/2022 15h02

O curso de Microempreendedor Individual (MEI) do programa federal Qualifica Mais Progredir está com inscrição gratuita aberta nos campi do IFPB em João Pessoa, Santa Rita e Campina Grande. As aulas são presenciais.

É preciso ter Ensino Fundamental completo e ser maior de 18 anos. O curso de qualificação profissional tem carga-horária de 160h, durando cerca de três meses e os alunos recebem um valor de R$10 por dia de aula assistida. Inicialmente, o curso tinha como público-alvo quem recebia o Auxílio Brasil, mas foi estendido para qualquer pessoa inscrita no CadÚnico e seus familiares.

Os alunos terão orientações para formalização de MEI; controles financeiros; orientação para acesso a crédito; propaganda e marketing; melhoria de produtos e serviços; uso de redes sociais e ferramentas digitais; atendimento ao cliente; e conteúdos socioemocionais aplicados ao empreendedorismo.

Documentos exigidos

Identidade (RG); CPF; comprovante de Nível de Escolaridade Completo (Declaração, Histórico ou Certificado), constando nome da escola/instituição e ano de conclusão; Certidão de Casamento ou Nascimento; comprovante de residência; comprovante de Dados Bancários (Banco, Agência, Conta e Tipo da Conta); comprovante contendo o número de Identificação Social (NIS/PIS); certificado de Alistamento Militar ou Certificado de Dispensa de Incorporação (para o sexo masculino); Comprovante de vacinação COVID-19 e comprovante de Quitação Eleitoral.

Locais de inscrição

Em João Pessoa, a inscrição pode ser feita até o dia 31 de julho. As aulas das novas turmas devem iniciar em 16 de agosto no campus do IFPB-JP em Jaguaribe. É possível realizar a inscrição por formulário eletrônico. Acesse aqui. Também há inscrição junto a prefeitura nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e sede do Assessuas, no Roger.

Em Santa Rita, o interessado pode realizar a inscrição online até 26 de julho. Clique aqui.  Há também um telefone de contato (83) 991157975 do campus do IFPB que fica na BR 230, KM 42, Bairro Popular. Junto à prefeitura, pode ser feita inscrição ainda no Núcleo de Arte e Cultura, ou o Centro de Capacitação do Heitel.

Em Campina Grande, novas turmas começaram neste dia 13 de julho, mas ainda é possível receber novos alunos. A inscrição é nos CRAS, mas o candidato pode procurar o campus do IFPB, no bairro Dinamérica.

Texto: Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB / Arte: Luzivan Silva - programador visual do IFPB