Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 07 > Nota Oficial

Nota Oficial

Reitoria se pronuncia sobre notícia de assédio no campus Itabaiana.
por publicado: 09/07/2022 13h40 última modificação: 19/07/2022 14h09

­NOTA OFICIAL

A Reitoria do Instituto Federal da Paraíba, em referência a notícias midiáticas, vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:

A Instituição considera o assédio um repugnante e inadmissível atentado à dignidade da pessoa humana e sempre procede com rigor no combate a atos dessa natureza, quando registrados em seu universo institucional.

Tal rigor se atesta no histórico da aplicação de puniçõ­­es, como suspensões e até demissão do serviço público, resultantes de procedimentos administrativos disciplinares, resguardada a garantia ao pleno direito à ampla defesa e ao contraditório.

A Instituição criou, no âmbito da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, a Rede de Combate ao Assédio e os Núcleos de Combate ao Assédio que atuam de forma sistêmica e local na conscientização e orientação atitudinais no trato com a matéria.

No caso do Campus de Itabaiana, desde que surgiram rumores nas redes sociais de que estaria ocorrendo assédio, a Instituição adotou um conjunto de medidas.

O Conselho Disciplinar do Campus, composto por equipe multidisciplinar, executou procedimento investigativo, que concluiu, na ocasião, pela impossibilidade de atestar a existência de assediados e de assediadores diante dos fatos registrados até aquele momento.

Em ato imediatamente contínuo, a equipe da Rede de Combate ao Assédio e o Núcleo de Combate ao Assédio local realizaram, in loco, trabalho de proteção, conscientização e orientação aos estudantes de como proceder nesse tipo de situação.

A Reitoria, ao tomar ciência de elemento factual indiciário, instaurou procedimento apuratório disciplinar que determinou o imediato afastamento das atividades funcionais do servidor citado.

O inquérito administrativo está sendo executado em paralelo com inquérito criminal, no âmbito da Polícia Federal/ Ministério Público Federal.

Consoante propugna a legislação pertinente, esses procedimentos, tanto interno quanto externo à esfera institucional, se processam com restrição de publicidade, visando proteger a imagem das pessoas, em especial das crianças e adolescentes, supostamente envolvidas nos eventos. O dispositivo do sigilo aludido não significa obstruir o acesso à informação, mas se pauta na proteção à integridade moral das pessoas e na presunção de inocência, direitos que devem ser observados por todos.

Cuidando, pois, da dignidade da pessoa humana e da observância aos primados legais, o IFPB trata o assunto com ética e responsabilidade e exige o devido respeito a quem se imiscuir na matéria.

Com serenidade e equilíbrio, no lídimo exercício de sua missão pública e em respeito à sociedade a que serve, o IFPB prosseguirá agindo com rigor e isenção para desvelar a verdade factual e plasmar medidas justas, aplicáveis ao caso em comento.

Por fim, a comunidade, interna e externa ao IFPB, pode ficar tranquila que os fatos estão sendo devidamente apurados e, havendo ilícitos, os responsáveis serão punidos, como é - e sempre será - a regra no IFPB, ficando reservado qualquer outro pronunciamento ao devido e cabível momento.

João Pessoa, 09 de julho de 2022

Reitoria do IFPB