Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 07 > Gestão de Pessoas lança o Programa DGEP Orienta

Noticia

Gestão de Pessoas lança o Programa DGEP Orienta

O objetivo é aprimorar o relacionamento entre os servidores do IFPB e a DGEP
por publicado: 01/07/2022 17h47 última modificação: 01/07/2022 17h49

A Diretoria Geral de Gestão de Pessoas (DGEP), buscando tornar o relacionamento ainda mais próximo com os servidores e com as Unidades de Gestão de Pessoas do IFPB, lançou o Programa DGEP Orienta. A implantação e a periodicidade de cada projeto se dará gradualmente.

O Programa tem como objetivo principal desenvolver ações, em forma de projetos, buscando:

  • minimizar dúvidas acerca de legislação de pessoal, rotinas e procedimentos;
  • repassar orientações e organização de processos, utilizando-se plataforma virtual;
  • promover transparência das informações da área de gestão de pessoas;
  • colaborar com as unidades de gestão de pessoas para a elucidação de situações encontradas no dia-a-dia.
Os projetos que o Programa engloba é que irão operacionalizar esses objetivos. São eles:
 
1. Descomplica Gestão de Pessoastem por objetivo disponibilizar especialistas em diversas áreas de gestão de pessoas para sanar dúvidas acerca de temas variados. O público-alvo deste projeto é todos os servidores do IFPB e os eventos acontecerão na modalidade a distância.

2. Simplifica Gestão de Pessoasdestinado exclusivamente para as equipes de gestão de pessoas do IFPB, este projeto busca o alinhamento de entendimentos, de rotinas, de procedimentos e o repasse de novidades na área de gestão de pessoas. Os encontros serão através de reuniões virtuais.

3. Plantão Tira-Dúvidas: também voltado para as equipes de gestão de pessoas do IFPB, consiste na disponibilidade de servidores da DGEP, em horários pré-definidos, para a elucidação de dúvidas pontuais sobre processos administrativos da área de gestão de pessoas. Como ocorre com o Simplifica, o projeto será desenvolvido no formato virtual, através de reuniões a distância.

4. Inforgep: consiste no envio de um informativo periódico (newsletter), através do e-mail institucional, para servidores ativos, temporários, substitutos, aposentados e pensionistas. O conteúdo também ficará disponível no Portal do Servidor. O informativo contará com informações sobre a área de gestão de pessoas, com base nos assuntos de maior interesse dos servidores. Os conteúdos divulgados serão definidos a partir da pesquisa realizada pela DGEP, em 2021, da qual mais de 900 servidores participaram e apontaram esse formato (newsletter) como o mais adequado para que a DGEP implementasse a sua comunicação junto aos servidores.

Segundo o Diretor Geral de Gestão de Pessoas, Daniel Vitor, "a decisão de criar o programa se deu a partir da necessidade premente de possibilitar a aproximação da comunidade do IFPB com a DGEP e suas diretorias, auxiliando os servidores com as situações que ocorrem no dia-a-dia, sanando dúvidas e orientando quanto aos procedimentos dos processos relativos à área de pessoal, além de promover a publicização das informações e novidades da área". Ainda segundo o Diretor, a escolha do formato virtual para os projetos ocorreu em função da facilidade oferecida pelas novas tecnologias a fim de alcançar o maior número de servidores.

A DGEP, então, já tinha a intenção de promover ainda mais a aproximação da Diretoria com os servidores e com as Unidades de Gestão de Pessoas e, com a realização do Descomplica - Planos de Saúde, sob a responsabilidade da Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), que ocorreu em agosto e setembro de 2021, a ideia começou a tomar forma. Conjuntamente, as diretorias passaram a planejar os canais mais adequados para que as ações ocorressem, o que culminou na criação do Programa e dos projetos vinculados a ele.

*Patrícia Lins - jornalista do IFPB