Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 06 > Contagem regressiva para a inauguração do Campus Santa Luzia

Contagem regressiva para a inauguração do Campus Santa Luzia

Inauguração da sede será em solenidade nesta quarta-feira. Serão entregues dois blocos
por Ana Carolina Abiahy publicado: 27/06/2022 17h33 última modificação: 28/06/2022 16h32

O Campus Santa Luzia do IFPB terá seu prédio definitivo entregue nesta quarta-feira, 29 de junho. A comunidade está ansiosa com a conclusão da obra da sede que ocupa terreno de quase 60 mil metros quadrados. O Instituto Federal da Paraíba em Santa Luzia tem cerca de 350 estudantes, 18 servidores e 12 terceirizados.

O diretor geral Jerônimo Andrade da Nóbrega está a frente do IFPB em Santa Luzia desde o ano de 2014, tendo sido o único gestor da unidade. Hoje, o campus ainda funciona em prédio cedido pela prefeitura, no centro de Santa Luzia. Mas, novos equipamentos já estão em licitação para a preparação geral da sede para receber toda a comunidade acadêmica.

A solenidade de inauguração está marcada para às 9h deste dia 29 de junho, com presença da reitoria e de gestores do governo federal, estadual, além de parlamentares das três esferas. Cerca de R$ 8 milhões foram investidos na obra, com recursos do tesouro nacional.

IFPB Santa Luzia 2 - Copia.jpeg De acordo com o diretor geral, serão entregues dois blocos sendo um acadêmico e outro administrativo. São 16 compartimentos nos blocos que têm salas e laboratórios. “O reitor Nicácio conseguiu para o campus um ginásio que em breve será construído também estamos finalizando o muro de alvenaria”, complementou Jerônimo.

O professor Jerônimo nasceu na cidade vizinha de São José do Sabugi e comemora as possibilidades de expansão que o IFPB poderá ter na região e o quanto a instituição pode contribuir para o crescimento do Vale do Sabugi. “Santa Luzia hoje é o epicentro das energias. Temos vários parques eólicos e um solar em construção. Há uma previsão de outros 12 parques solares”, adianta, destacando que o IFPB está totalmente relacionado a este arranjo produtivo local, ofertando o curso técnico de Sistemas de Energias Renováveis.

Ele relembra que o IFPB em Santa Luzia começou ofertando cursos de Formação Inicial e Continuada por meio do Pronatec, até 2017. “Entrei aqui como assessor de implantação em julho de 2014, quando éramos centro de referência e ofertávamos cursos de curta duração como o de vendedor e de pintura em tecido. Em 2017, foi autorizado o funcionamento como campus e conseguimos o aporte de recursos e a doação do terreno”, conta.

A partir do segundo semestre de 2017, o campus passou a oferecer o curso técnico subsequente. Em seguida, iniciou o ensino médio integrado ao técnico. Atualmente, o IFPB Santa Luzia tem cursos de Informática e Sistemas de Energias Renováveis. IFPB Santa Luzia 3 - Copia.jpeg

Para a diretora de Desenvolvimento de Ensino, Anna Aline Roque Santana Dantas, a inauguração da sede oficial é a realização de um sonho para toda comunidade acadêmica do campus Santa Luzia. “Aguardávamos ansiosos por esse momento, pois ele nos favorece na oferta do ensino público e de qualidade que, não só Santa Luzia, mas toda a região merece. As novas instalações são modernas e amplas. Olhando para esta obra, já podemos sonhar com novos cursos e oportunidades de crescimento profissional para muitos jovens e adultos”, frisou a professora.

Hévila Suany Dantas da Nóbrega é estudante do 3º ano do ensino médio integrado ao técnico em Informática. Ela é de Junco do Seridó e foi para Santa Luzia para estudar no IFPB. “Espero que com esse novo espaço, as oportunidades sejam amplas para que mais e mais pessoas possam vir estudar no Campus. Novas oportunidades de cursos e tudo que for de melhor para o ensino”, frisou.