Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 06 > Mostra de Artes Cênicas vai financiar propostas de cinco campi

Mostra de Artes Cênicas vai financiar propostas de cinco campi

Conheça os trabalhos dos grupos que vão se apresentar no Festival de Arte e Cultura do IFPB
por Ana Carolina Abiahy publicado: 29/06/2022 18h25 última modificação: 17/02/2023 15h54

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) divulgou o resultado dos grupos e coletivos culturais que tiveram propostas selecionadas com fomento para a I Mostra de Artes Cênicas. Acesse aqui o resultado final.  O apoio financeiro vai de R$2 a R$3 mil. As apresentações vão ocorrer na Mostra Encena com o IF.

O diretor de Cultura da Proexc, George Glauber Severo, destaca que a Mostra inicialmente prevista para o mês de agosto foi remarcada para os dias 08 e 09 de novembro. As apresentações devem ocorrer durante o Festival de Arte e Cultura do IFPB, marcado para o Teatro Santa Roza, na centro da capital. Segundo Glauber, outros campi também devem apresentar trabalhos durante o evento que vai ocorrer concomitantemente ao Encontro de Economia Solidária.

Do campus Patos, foi selecionado “Vasto mundo” que pretende encenar trechos do conto homônimo de Maria Valéria Rezende para a arte teatral. A proposta é coordenada pelo docente Rodrigo Cunha e tem 25 estudantes no coletivo teatral formado durante a pandemia. O conto se passa em uma cidade fictícia do interior paraibano e eles pretendem encenar em diversos espaços. IFPB Patos teatro vasto mundo - Copia.jpg

Do Campus Princesa Isabel, a proposta aprovada foi “Teatro do Oprimido: arte e emancipação dos sujeitos” que trabalha a metodologia teatral desenvolvida por Augusto Boal. A equipe tem estudantes dos cursos técnicos de Meio Ambiente é coordenada pela professora Maria Leopoldina Cardoso e pretende se apresentar em praças e ruas da cidade, desenvolvendo as técnicas do teatro-fórum, teatro-jornal, debates e encenação de cenas dramáticas.

Do campus Campina Grande, foi selecionada a apresentação de Grupos de Estudo de Cavalo Marim Boi da Borborema e Boi da Praça. O espetáculo é coordenado pelo professor Alan Monteiro com estudantes do curso técnico em Informática. A brincadeira oriunda da cultura popular paraibana e pernambucana vem sendo trabalhada em projetos de extensão do campus Campina desde 2017. A apresentação terá participação do Mestre Aguinaldo Roberto, do Cavalo Marinho Estrela de Ouro, da cidade de Condado, e da Mestra Tina, do Cavalo Marinho Sementes de João do Boi, do Bairro dos Novais, em João Pessoa.

Ainda de Campina Grande, foi selecionado o espetáculo de dança “Forrobodó: dançando a cultura nordestina” que pretende mesclar o forró com a dança do ventre. O Núcleo de dança Passo a Passo é o parceiro externo do grupo que é formado por estudantes do curso técnico em Mineração e coordenado pela professora Joyce Kelly Barros Henrique. Outras manifestações culturais nordestinas em confluência com o forró devem ser trabalhadas.

Do campus Catolé do Rocha, deve ser apresentado o espetáculo teatral “Rebrotando Margaridas”, inspirado na vida da líder sindical agrícola Margarida Maria Alves. A peça está sendo desenvolvida pelo Laboratório de Pesquisa e Experimentação de Linguagens Artísticas (Lapela). A equipe tem estudantes dos cursos técnicos de Edificações e Informática e da Especialização e é coordenada pelo professor Sinésio Bina.

Do campus Cabedelo Centro, foi aprovada a montagem da encenação “Quantas Carolinas mais em quantos quartos de despejo?” O espetáculo teatral é elaborado a partir do livro Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus. A proposta terá participação de estudantes do curso técnico em Serviços Jurídicos do IFPB e da escola de ensino fundamental e médio João XXIII. O objetivo é discutir a temática das desigualdades raciais, sociais e de gênero. A coordenação é da servidora Renálide Carvalho.

A Mostra de Artes Cênicas é uma realização da Diretoria de Cultura da Proexc, em parceria com os docentes de arte dos campi de Catolé do Rocha, Esperança, Itaporanga, Patos e Princesa Isabel. O evento homenageia os artistas Dadá Venceslau, Soia Lira e Vant Vaz.