Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 06 > Inauguração do Campus Santa Luzia repercute na comunidade local

Inauguração do Campus Santa Luzia repercute na comunidade local

Terezinha Alves da Nóbrega, Secretária de Cultura, Ciência e Tecnologia do município de Santa Luzia, fala da expectativa gerada com a inauguração do novo Campus
por publicado: 28/06/2022 16h32 última modificação: 29/06/2022 19h22

O Instituto Federal da Paraíba (IFPB) inaugura nesta quarta-feira, 29 de maio, às 9 horas, o Campus Santa Luzia, localizado na rua professora Dorinha Eugênio, na Cidade Universitária.

O evento vai contar com várias atrações artísticas e culturais, com destaque para a Banda Filarmônica Duarte Machado. O reitor do IFPB, professor Nicácio Lopes, informou que a inauguração marca o início das festividades comemorativas dos 113 anos do Instituto Federal da Paraíba.

“Vamos celebrar esta data fazendo a entrega do prédio e homenageando personalidades da região, as quais desde o princípio colaboraram com a implantação do Campus Santa Luzia”, acrescentou o reitor Nicácio, ao ressaltar que é dever do IFPB reconhecer quem é quem nessa luta pela consolidação da educação profissional e tecnológica em Santa Luzia e municípios da região do Seridó paraibano.

O Campus Santa Luzia vem ganhando notoriedade no interior da Paraíba como um dos mais promissores empreendimentos de educação da região com base no tripé: ensino, pesquisa e extensão, pois a instituição paraibana incentiva o protagonismo estudantil por meio de programas sociais, esportivos e culturais de grande relevância para a formação de jovens trabalhadores.

Nicácio complementa que a instituição vem fundamentando o seu prestígio local, regional e nacional em estreita articulação com os diversos setores da sociedade, “sempre colaborando com o progresso do estado da Paraíba”, a exemplo do que se desenha atualmente por meio dos estudos e envolvimentos da comunidade acadêmica do IFPB com a grande área do meio ambiente,  com seus recursos renováveis.

O reitor e sua equipe estão contentes com a repercussão do Instituto Federal da Paraíba nas diferentes regiões do estado. A Instituição conta com 21 campi instalados estrategicamente na Paraíba. “E em Santa Luzia não tem sido diferente”, afirmou Nicácio.

Secretaria Terezinha Nobrega.jpgPara a Secretária de Cultura, Ciência e Tecnologia do município, Terezinha Alves da Nóbrega, o novo Campus do IFPB tem uma simbologia muito forte para a história da educação não só da cidade, mas de toda a Região. “Temos as melhores expectativas. Nós podemos fazer um recorte na história do município e analisar antes e depois do IFPB", afirmou gestora municipal. Ela frisou ainda "temos uma cidade que diariamente encaminha seu público jovem para as cidades vizinhas para poder estudar e agora nós vemos a oportunidade de ter esses cursos aqui no município, incluindo cursos técnicos de qualidade, de excelente nível".

Com relação ao Instituto Federal da Paraíba, a secretária Terezinha destaca: "Estamos todos muito felizes com o IFPB em Santa Luzia porque é a certeza de que podemos ter um desenvolvimento sustentável, que só surge com a educação. Acredito que todo o desenvolvimento local, em todos os aspectos – educacional, cultural, também na área econômica do município – não só para Santa Luzia, mas para todas as cidades vizinhas, será impulsionado pela presença do IFPB”.

"Eu me sinto privilegiada como gestora da pasta de Cultura, Ciência e Tecnologia do Município por estar presente nesse início de processo do Campus Santa Luzia, e ao mesmo tempo, de poder acompanhá-lo até agora.  Tudo que temos visto é o crescimento institucional, com o número de alunos cada vez maior, o crescimento do número de profissionais que vem de outras regiões para Santa Luzia e, o desejo desta comunidade de ver seus filhos estudando pertinho. Porque antes, tinham que se deslocar para outros municípios", revela a secretária.

Como demonstra Terezinha, a expectativa é grande. O desejo da comunidade em Santa Luzia é de que o Campus continue avançando cada vez mais, tendo a certeza de que o Instituto Federal da Paraíba possa garantir o desenvolvimento sustentável local e regional.

Em relação às atrações culturais que farão parte da solenidade de inauguração – como a Banda Filarmônica Duarte Machado, a quadrilha junina Explode Sabugi, o Poeta Hiury Sousa e o Márcio Sanfoneiro - a Secretária afirmou que essa interação entre o produto cultural que o Município tem e o IFPB acontece em todos os momentos: na semana de meio ambiente, nos momentos festivos, como o Festival de Violeiros, que na oportunidade integrou vários campi do IFPB.

“A Filarmônica Duarte Machado tem 147 anos de existência em nosso município e não poderia ficar de fora desta celebração. Comemorar este momento com a participação da banda é reafirmar o compromisso educacional e cultural do município. É a consolidação da integração entre o ensino oferecido no IFPB e os anseios de uma comunidade, atendidos  agora em grande estilo", finalizou a Secretária de Santa Luzia.

*Filipe Donner, Diretor de Comunicação