Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 06 > IFPB é bicampeão mundial da Huawei ICT Competition

IFPB é bicampeão mundial da Huawei ICT Competition

Competição aconteceu de forma remota neste dia 17 e o resultado foi divulgado dia 25.
publicado: 27/06/2022 21h18 última modificação: 28/06/2022 11h45

O Instituto Federal da Paraíba conquistou pela segunda vez consecutiva o primeiro lugar na fase mundial da Competição da Huawei na categoria nuvem (Huawei ICT Competition). O evento foi realizado no dia 17 de junho de forma remota. O resultado foi divulgado dia 25.

A equipe do IFPB foi composta pelos estudantes do  Luana R. Barros, Gabriel Gutierrez (ambos do curso de Mestrado em Engenharia Elétrica, Campus João Pessoa) e Marcos Ugulino (Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, Campus João Pessoa) e teve como mentor o professor Michel Coura Dias.

A grande final foi realizada no escritório da Huawei em Brasília, onde o grupo esteve reunido para realizar a prova. “A final global contou com a participação de países do mundo inteiro. Foram 85 países e 150 mil estudantes. Com um novo time e novos talentos conseguimos mais uma vez. Muito talento esforço e dedicação do meu time Luana R. Barros, Gabriel Gutierrez e Marcos Ugulino. Muito amor e dedicação neste título. Pra mim foi uma honra ter sido o tutor dos times nas duas conquistas. Eles representam a qualidade dos nossos estudantes da rede federal de ensino e, especialmente, do IFPB”, afirmou o professor Michel. Os alunos foram premiados com o Grand Prize (o mais alto) da Practice Competition na trilha de Cloud Computing.

A responsabilidade de representar o IFPB, campeão na edição passada, foi uma motivação para os estudantes. A aluna do mestrado em Engenharia Elétrica, Luana Barros, comentou sobre a emoção de participar do evento. “Desde o começo, para todo o time, foi necessário conciliar vida profissional, acadêmica e pessoal com o desafio de tornar o nosso IFPB bicampeão. Para isso, foi necessária muita disciplina, e o nosso líder, professor Michel, foi fundamental nesse ponto. O vínculo entre a equipe foi essencial para a nossa vitória. Sempre estudamos juntos e demos suporte uns aos outros. Ficamos muito felizes com a vitória e com o reconhecimento do nosso esforço. É com muito orgulho que representamos o IFPB, a Paraíba e o Brasil nesse momento”, disse.

O foco e a disciplina foram fundamentais para o estudante Gabriel Gutierrez. "O tempo disponível em cada etapa foi bem restrito também, então mesmo dominando a maior parte dos conteúdos, fazer o que foi pedido no tempo dado foi um desafio por si só. Por sorte, formamos um time bastate competente, onde cada um já tinha alguma experiência prévia em cada área de conhecimento abordada na competição, o que contribuiu bastante para nosso desempenho como equipe", comemorou o estudante do mestrado em Engenharia Elétrica no IFPB.

O Diretor do Polo de Inovação, Erick Melo, ressaltou a importância das parcerias com empresas de tecnologia para a formação de recursos humanos: “O diferencial dos resultados alcançados pelo IFPB nas Competições Tecnológicas nacionais e mundiais tem se consolidado nas parcerias firmadas com grandes empresas do setor de Tecnologia da Inovação e Comunicação (TIC) como a Huawei. O Polo de Inovação através do seu programa de formação de recursos humanos, por meio da aplicação da metodologia de aprendizado baseada em projetos tem conseguido utilizar a pesquisa aplicada como princípio pedagógico na formação dos nossos alunos nos Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em parceria com as empresas”, disse.

A competição é destinada a estudantes de instituições de ensino que fazem parte do Huawei ICT Academy, e tem por objetivo estimular e impulsionar as carreiras no setor de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC). A competição foi criada em 2015.