Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 06 > Conselho Editorial da Revista Principia se reuniu com reitor e PRPIPG

Noticia

Conselho Editorial da Revista Principia se reuniu com reitor e PRPIPG

Publicação tem 39 editores associados e discutiu novas metas
por Ana Carolina Abiahy publicado: 02/06/2022 17h45 última modificação: 02/06/2022 17h45

O Conselho Editorial da Revista Principia, publicação científica pioneira do IFPB, realizou sua reunião semestral no último dia 27 de maio, em formato virtual. O Reitor Nicácio Lopes e a Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB, Silvana Cunha, prestigiaram o encontro online que foi presidido pelo editor-chefe da Revista Principia e Diretor Executivo da Editora IFPB, professor Ademar Gonçalves da Costa Junior. A reunião contou com a presença dos 39 editores associados da Revista Principia, entre eles membros internos do IFPB e externos à comunidade acadêmica, nas mais diversas áreas do conhecimento.

Inicialmente, o reitor Nicácio ressaltou a história da Revista Principia e sua contribuição científica para a pesquisa e a sociedade brasileira, desde 1995 quando ocorreram as primeiras contribuições por meio de artigos científicos. O professor Nicácio agradeceu a colaboração dos editores-associados para o engrandecimento da Revista Principia e ressaltou a importância da divulgação da ciência por meio do periódico.

Para a pró-reitora Silvana, a Revista Principia, que é o maior periódico do IFPB, é um marco na Instituição e ela creditou isto ao zelo e dedicação dos membros do conselho editorial. “Somos gratos a todo o trabalho desenvolvido por todos os conselheiros, desde aqueles do primeiro número até os que fazem parte nos dias atuais. A Revista continuará progredindo e, com ela, nossa Instituição. Divulgar a produção científica do IFPB e do Brasil como um todo, é dizer sim ciência e ao progresso”, comentou a gestora da PRPIPG.

Silvana destacou ainda o trabalho do professor Carlos Danilo Régis que estava a frente da editora nos últimos anos. “Ele fez com que a revista se tornasse alvo de interesse de pesquisadores de todo o Brasil. E, dando continuidade ao seu excelente trabalho, está o professor Ademar de Oliveira, com sua gestão séria e cuidadosa”, apontou a pró-reitora.

Durante a reunião, o professor Ademar realizou uma explanação sobre a Revista Principia. Ele apresentou alguns números, as atividades e metas do ano de 2022, abrindo para as discussões internas sobre as atividades na Revista. “O conselho editorial da Revista Principia está aguardando, neste momento, a avaliação quadrienal da CAPES para que possa ser divulgado seu novo índice perante os Programas de Pós-Graduação do Brasil”, informou.

Atualmente, a Revista Principia publica seus números de forma trimestral, por meio de 25 artigos em cada número. A Revista Principia vem recebendo contribuições não só do IFPB, como também de diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil, incluindo autores de outros países em colaboração com pesquisadores brasileiros.

Os artigos são publicados nos números regulares, bem como no formato Early Review (aprovados, mas sem revisão textual e diagramação). É possível acessar as edições, conhecer a política editorial da Principia e demais informações referentes à submissão neste link.

registrado em: