Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 06 > Abertura da etapa intercampi do e-JIFs é realizada no IFPB

Abertura da etapa intercampi do e-JIFs é realizada no IFPB

Palestra e debate marcaram primeiro encontro. Jogos vão até dia 17
por Ana Carolina Abiahy publicado: 10/06/2022 17h51 última modificação: 11/06/2022 17h19

A etapa intercampi do IFPB nos Jogos Eletrônicos das Instituições Federais de Ensino (e-JIFs) foi realizada nesta sexta-feira à tarde. Como é de esperar o evento foi online, transmitido pela TV IFPB. No Instituto Federal da Paraíba, o e-JIF é organizado pela Diretoria de Educação Física e Esportes (DEFE), vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). São três modalidades: xadrez arena, FreeFire e League of Legends. Os jogos vão até 17 de junho sendo transmitidos pelo canal jampaesports no Twitch: https://www.twitch.tv/jampaesports

A mesa de abertura virtual contou com o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Pereira de Macedo Neto e o representante estudantil Glaymerson Albuquerque de França, do campus Cabedelo Centro. A mediação foi da jornalista Patricia Lins. No bate-papo do YouTube, muita interação entre os participantes. Os campeões vão para a etapa nacional do e-JIFs.

O aluno Glaymerson destacou a importância da realização do e-jif dentro da instituição. “Somos 168 atletas presentes que vamos orgulhosamente apresentar para a comunidade acadêmica este evento que foi trabalhado com esforço e carinho. Mesmo antes de começar, os jogos eletrônicos, já há um diálogo entre campi diferentes e é o que a gente tenta promover entre todos os estudantes do IFPB”, destacou o atleta.

EJIFS 2022 IFPB ABERTURA.png O pró-reitor Macedo também agradeceu e parabenizou a todos os responsáveis. Segundo ele, o evento vem sendo bem recepcionado junto a comunidade estudantil que vem se mobilizando para a sua segunda versão. “Não podemos nunca deixar de ter um olhar pedagógico, não permitir que as ferramentas controlem e subjuguem o ser humano. Este é um pilar importante dos jogos eletrônicos acontecendo dentro de uma instituição como a nossa”.

Brígida Batista Bezerra deu as boas-vindas em nome do diretor da DEFE-PRAE, Silvio Romero Farias. Ela falou o quanto é desafiador e é prazeroso organizar os jogos eletrônicos. “Pessoalmente não tenho esta cultura dos jogos eletrônicos, mas é uma oportunidade de aprender”, frisou. O nome de todos os organizadores de cada um dos campi envolvidos foi lido em agradecimento.

Após a abertura, foi realizado um bate-papo, mediado pela professora Brígida, com o psicólogo do campus Campina Grande, Ìcaro Arcênio, com o tema “Jogos Eletrônicos: eu controlo ele ou ele me controla?” O psicólogo falou de sua paixão também pelos jogos e de como a visão da sociedade sobre os games mudou positivamente.

Outra convidada foi a estudante de Gestão Ambiental do campus João Pessoa do IFPB, Mayara Rocha, que é conhecida no mundo dos gamers e streamers como “Y Tapioca”. Ela comentou sobre o limite importante entre o jogo como uma diversão ou algo que pode tomar muito do tempo do praticante e também as possibilidades de ser bem sucedido neste universo online.

O servidor do IFPB, Almir Regis Gouveia Neto, assistente em administração e também apaixonado por games, comentou sobre as oportunidades deste mercado bilionário. “No mercado de jogos eletrônicos, tem os jogadores eletrônicos com bons salários e vários profissionais que atuam: administradores, advogados, médicos. Tem questões sérias como sedentarismo que envolve o jogador. Mas, o mercado é muito promissor. As pessoas não podem abrir mão da saúde e do convívio social. Marcas promissoras. Na Paraíba, o gamer se equipara ao atleta e pode ter direito até a bolsa atleta”, destacou Almir.

Acesse aqui a abertura com o bate-papo.