Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 05 > Polo de Inovação adere a programa de apoio Capacitação 4.0 da Embrapii

Noticia

Polo de Inovação adere a programa de apoio Capacitação 4.0 da Embrapii

Com a adesão, estudantes do ensino médio à pós-graduação serão capacitados em softskills
publicado: 11/05/2022 11h08 última modificação: 11/05/2022 11h19

A participação ativa dos estudantes no desenvolvimento de projetos de inovação vem sendo cada vez mais valorizada pelo Polo de Inovação do IFPB. E para potencializar a qualificação dos discentes no tocante ao uso das softskills através da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), a unidade assinou nesta quinta-feira (05) o termo aditivo ao Programa de Apoio Capacitação 4.0, ofertado pela Embrapii.

De acordo com o Diretor Erick Melo, o programa, que consiste em um instrumento para promover apoio à capacitação em softskills, irá ofertar oportunidades para os discentes em todos os níveis de formação, do ensino médio, graduação, mestrado ao doutorado.

“Desde 2017 há um plano de formação de Recursos Humanos com a metodologia PBL (Projeto Basic Learning). Só que era aplicado apenas aos alunos ligados diretamente aos projetos em execução. Agora há um Programa de Capacitação 4.0 da EMBRAPII com foco em PBL para ampliar a oferta de capacitação de alunos com essa metodologia através de projetos espelhos”, disse o Diretor Erick.

Para este primeiro ano serão aportados R$ 665 mil no programa e contemplados inicialmente 16 alunos, dos quais 50% oriundos do ensino médio. O Coordenador de Formação de Recursos Humanos Alex Sandro Cunha informou que a instituição aguarda a notificação com as orientações gerais para iniciar o programa, bem como a descentralização dos recursos.

“Através do Capacitação 4.0 teremos  4 mentores que vão guiar o processo de desenvolvimento de soft skills dos estudantes. Nesta primeira etapa (2022/2023) serão 16 estudantes a mais que serão formados para atuação em pesquisa aplicada exclusivamente pelo Capacitação 4.0.  Dos 16 estudantes, 8 serão de nível técnico, 4 em nível de graduação e 2 em nível de pós-graduação”, enfatizou o Coordenador Alex Sandro.

Nesta primeira etapa, os projetos vão selecionar estudantes de cursos na área de informática, mecânica, elétrica e automação industrial (e afins). Para participar, o estudante deve primeiramente se credenciar junto ao banco de especialistas. Acesse aqui.

O objetivo da capacitação é contribuir com a formação de profissionais capazes de desenvolver soluções tecnológicas de PD&I para o setor produtivo e com habilidades socioemocionais para trabalhar em equipe, negociar, superar desafios e crises que possam surgir no decorrer de sua prática profissional.