Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 04 > Projeto Qualifica Mulher realiza nove aulas inaugurais

Projeto Qualifica Mulher realiza nove aulas inaugurais

Cursos começaram em Esperança, Cabedelo, Monteiro, Cabedelo Centro, Areia, Pedras de Fogo, Mangabeira, Patos e Guarabira
por publicado: 28/04/2022 22h20 última modificação: 03/05/2022 13h54

No período de 19 a 27 de abril, o Projeto Qualifica Mais Mulher do IFPB realizou aulas inaugurais de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) nos campi Esperança, Cabedelo, Monteiro, Cabedelo Centro, Areia, Pedras de Fogo, Mangabeira, Patos e Guarabira. O Projeto Qualifica Mulher é realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFPB, oriundo do Termo de Execução Descentralizada MMFDH/CGTPEM nº 12/2020, celebrado entre Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e o Instituto Federal da Paraíba, por meio da ação de extensão denominada: “Qualificação Profissional e Autonomia: investindo na capacitação de mulheres”.

O objetivo é desenvolver ações de qualificação profissional de mulheres, que vivem em situação de vulnerabilidadeKit Campus Esperança.jpg social, contribuindo para a ampliação das possibilidades de geração de trabalho e renda, oportunizando as mulheres na conquista de sua autonomia econômica, política, social e psicológica e, consequentemente, na elevação de sua autoestima e melhoria de suas condições de vida.

Por ter começado às 13h, o Campus Esperança abriu a agenda de inaugurações realizando a aula inaugural na segunda-feira, dia 18. Em Esperança, foram ofertadas 40 vagas para o Curso de Cuidadora de Idosos. No mesmo dia, às 14h, o Campus Cabedelo recebeu 80 novas estudantes, matriculadas nos cursos de qualificação profissional (FIC) de Padeira e de Operadora de Beneficiamento de Pescado. Os cursos, neste campus, são destinados à marisqueiras e pescadoras que moram nas comunidades de Renascer e Ribeira.

e189051b-b824-4225-868b-cff14fb8eb79 - Aula - 18-04-2022 - Campus Monteiro.jpgO Campus Monteiro iniciou sua aula inaugural do Curso de Aplicadora de Revestimento Cerâmico. A aula também foi realizada na segunda-feira (18), às 14h. O campus ofereceu 40 vagas com o intuito de capacitar mulheres do Município, para aplicar revestimento cerâmico em pisos e paredes. No Campus Cabedelo Centro, a aula inaugural foi no dia 18, com início às 19h. O Campus recebeu 80 alunas para os cursos de: Camareira em Meios de Hospedagem e Espanhol Aplicado a Serviços Turísticos, cada um deles com 40 discentes. As mulheres atendidas pelo projeto são da comunidade de Cabedelo (que atendam aos critérios determinados no edital de seleção e ou da cidade de Lucena , além de mulheres indígenas residentes na comunidade de Cabedelo e ou Lucena.

Na terça-feira (19), foi a vez da aula inaugural do Projeto no Campus Areia. Os cursos de: Condutora de Turismo emAreia.jpg Espaços Culturais Locais foram destinados à mulheres quilombolas. Ambos os cursos ofereceram 40 vagas, cada. Também, no dia 19, às 18h, foi realizada a a aula inaugural do Curso Agente de Alimentação Escolar no Campus Pedras de Fogo. As 40 vagas ofertadas foram destinadas a mulheres residentes do município de Pedras de Fogo ou da comunidade do entorno.

No Campus Mangabeira a aula inaugural aconteceu na quarta-feira (20). Foram ofertas 40 vagas para o Curso de Cuidador Infantil. As vagas foram destinadas às mulheres do entorno.

Aula Inaugural do curso de Agricultor(a) Orgânico(a) PQM - 27-04-2022 - Guarabira..jpegEm Guarabira, a aula inaugural do Curso de Agricultor orgânico aconteceu nesta quarta-feira (27). O Campus ofertou 40 vagas para agricultoras residentes do município de Guarabira ou da comunidade do entorno. Em Patos, o Curso de Produtora de Plantas Aromáticas e Medicinais, destinou 40 vagas às Mulheres da comunidade de Quixaba.

Aula Inaugural PQM Patos.jpegCabedelo.jpg Aula Mangabeira 1.jpeg
Campus Patos Campus Cabedelo Campus Mangabeira