Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 04 > Consuper homologa resultado final das eleições para Reitor e Diretores-Gerais do IFPB

Processo segue para o MEC e depois para a Casa Civil da Presidência da República
por Heranir Oliveira publicado: 18/04/2022 12h27 última modificação: 02/05/2022 11h02

O Conselho Superior do IFPB (Consuper) se reuniu de forma virtual nessa segunda-feira (18) para deliberar sobre o resultado final do processo de consulta para Reitor e Diretores-Gerais para o quadriênio 2022- 2026. As eleições resguardaram os princípios democráticos da ampla participação acadêmica, legitimidade e confiabilidade.

Inicialmente o presidente da Comissão Eleitoral Central, Fábio de Albuquerque Silva, apresentou um relatório detalhado com os procedimentos que foram adotados para a realização do pleito, desde a escolha das comissões locais da reitoria e dos campi, sistema de votação manual, realização dos debates até culminar com o resultado oficial das eleições. “Foi um processo complexo que durou 90 dias e envolveu o trabalho de cerca de 400 pessoas, mas foi gratificante” disse.  Para o aprimoramento dos trabalhos para a próxima consulta pública a Comissão Eleitoral Central apresentou sugestões que podem ser implementadas.

Na sequência houve a fala do relator e conselheiro Lício Romero, que destacou o aumento da participação dos segmentos docente e discente na consulta pública deste ano em relação ao pleito de 2018, apesar da conjuntura diferenciada aos aspectos sanitários relacionados ao Coronavírus. No segmento administrativo a votação se manteve dentro da média histórica. foto reunião consuper.jpeg

Considerando a renúncia da candidatura única à Direção Geral do Campus Itabaiana, o relator recomendou ao Consuper os encaminhamentos devidos para a realização de novo processo de consulta à comunidade escolar daquele campus. Ao final o conselheiro Lício Romero apresentou parecer favorável à aprovação do Relatório Final da Comissão Eleitoral Central para Reitor e Diretores-Gerais dos 15 campi envolvidos no processo, e fez a leitura dos nomes dos eleitos.

O reitor Nicácio Lopes que presidiu a reunião enalteceu o trabalho da Comissão Eleitoral Central e das Comissões Locais, e propôs uma homenagem de reconhecimento do colegiado a todos os membros das comissões pela dedicação e zelo na condução do processo de consulta. “Tivemos uma eleição histórica porque pela primeira vez a comunidade escolheu uma mulher como reitora” lembrou Nicácio.

O reitor enfatizou que a legislação dos Institutos Federais de acordo com a Lei nº 11.892 de 2008 garante a nomeação pelo Presidente da República do primeiro colocado para reitor, ou seja, do mais votado pela comunidade acadêmica, diferente das Universidades Federais onde há previsibilidade da lista tríplice.

Após a expedição da portaria de homologação do resultado das eleições pelo Consuper, a reitoria encaminha o processo ao Ministério da Educação/Setec que fará a verificação da conformidade jurídica. Da Setec o processo segue para a Casa Civil da Presidência da República. Depois do encerramento do mandado do atual reitor, que acaba no dia 23 de outubro, haverá a nomeação da professora Mary Roberta Meira Marinho como reitora do IFPB, eleita com 92,61 por cento dos votos válidos. Caberá a nova reitora a nomeação dos Diretores-Gerais eleitos no pleito.

Confira aqui a tabela de apuração de votos na área da Comissão Eleitoral Central.

*Heranir Oliveira- Equipe DGCOM