Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 04 > CODIR delibera sobre recursos extra para contratação de profissionais para o NAPNE

No IFPB, 315 alunos necessitam de atendimentos especializados realizados pelos profissionais do NAPNE
por publicado: 19/04/2022 19h03 última modificação: 19/04/2022 19h04

O Colégio de Dirigentes do IFPB (CODIR), em sua 49ª reunião, realizada nesta terça-feira (19), definiu a distribuição dos recursos para contratação de profissionais que atuam nos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE). O recurso no valor de R$ 2.351.055,00 foi aportado pelo Ministério da Educação (MEC) após consulta à Instituição sobre o quantitativo de profissionais necessários para a composição dos NAPNES da Instituição.

De acordo com o reitor, Nicácio Lopes, a chegada do recurso aliviará custeio da Instituição, visto que os pagamentos desses profissionais precisavam ser remanejados da verba de custeio, chegando a comprometer o orçamento de alguns campi, entre eles, o Campus Guarabira, que chegou a utilizar mais de 50% do seu custeio para o pagamento de profissionais do NAPNE. Com o aporte financeiro, os campi que demandavam um orçamento maior, terão suas despesas compensadas, sobretudo, os campi de: Cabedelo, Campina Grande, Guarabira, Princesa Isabel, Santa Luzia e Santa Rita que apresentavam maior necessidade.

Para o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Manoel Macedo, o IFPB tem se notabilizado como uma das instituições mais inclusivas com 315 alunos que necessitam do atendimento do NAPNE, sendo este, um dos pilares da Instituição. “Em nossa Instituição, todos os estudantes que necessitam de acompanhamento são assistidos por um profissional, ao todo, são aproximadamente 100 professores que lidam diretamente com alunos com deficiência”.

O pró-reitor de Administração e Finanças, Pablo Andrey, fez uma dinâmica apresentação sobre a distribuição do orçamento entre os campi, o cálculo levou em consideração o número de contratados e o piso salarial estimado em um ano de serviço. O pró-reitor explicou que após contato do MEC, foi realizado um mapeamento dos profissionais em cada unidade, dessa forma, a distribuição do recursos levou em conta a demanda de cada campi. Ao final da apresentação, após a contribuição de alguns participantes, os conselheiros aprovaram a proposta de distribuição do orçamento. O repasse dos créditos para os campi está previsto para amanhã, quarta-feira (20),

*Iris Souto Maior – jornalista do IFPB