Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 03 > Seleção para cursos do EnergIF: nova data para sorteio é sexta

Seleção para cursos do EnergIF: nova data para sorteio é sexta

A publicação do resultado preliminar será em 1º de abril, com prazo para recursos no dia 04
por Ana Carolina Abiahy publicado: 24/03/2022 17h35 última modificação: 28/03/2022 14h44

A Coordenação do Programa Qualifica Mais EnergIF divulgou a listagem de inscritos para o sorteio das vagas no curso de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis - Instalador de Sistemas Fotovoltaicos. A coordenadora adjunta sistêmica Kalina Medeiros destaca que foram 740 inscritos para 290 vagas nos quatro campi do IFPB ofertantes: Cajazeiras, Esperança, João Pessoa e Patos.

O sorteio estava inicialmente previsto para o dia 23 mas foi adiado para esta sexta-feira, 25 de março, a partir das 18h. O sorteio será transmitido ao vivo no canal da TV IFPB no YouTube. Confira aqui o link para a transmissão do sorteio. O sorteio eletrônico utiliza um sistema do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul.

Os números dos candidatos para o sorteio podem ser conferidos neste link. O sorteio das vagas é feito conforme a distribuição de vagas por turma/turno e campus. A nova data do sorteio foi publicada em edital retificado no dia 22, confira aqui.

O Instituto Federal da Paraíba, por meio da Pró-Reitora de Extensão e Cultura (Proexc), ofertou 290 vagas para o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC). O curso tem carga horária de 200 horas, sendo ofertado de forma presencial nos campi.

A capacitação foi aberta à toda comunidade e a exigência foi ensino fundamental I completo (1° ao 5° Ano) e mais de 18 anos. O objetivo é formar profissionais para instalar e manter sistemas fotovoltaicos de acordo com as normas e procedimentos técnicos, garantindo qualidade e segurança na instalação, com o melhor aproveitamento da conversão da irradiação solar em energia elétrica, respeitando as normas de meio ambiente.

A publicação do resultado preliminar dos candidatos contemplados acontece no dia 1º de abril com prazo para recursos no dia 04 de abril. Em 06 de abril, o resultado final deve ser publicado. A matrícula das primeiras turmas está prevista para os dias 07, 08 e 11 de abril.

O início das aulas das primeiras turmas acontece ainda no mês de abril. Durante o curso, o estudante terá direito a assistência estudantil para o custeio de transporte e alimentação, de acordo com a legislação vigente.