Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 03 > Reitor do IFPB participa de fórum para discutir retorno das aulas presenciais

Noticia

Reitor do IFPB participa de fórum para discutir retorno das aulas presenciais

IFPB já tem 06 campi totalmente presenciais e a expectativa é chegar aos 100% presencial em abril
publicado: 11/03/2022 14h53 última modificação: 12/03/2022 10h15

O desafio do retorno a presencialidade das aulas nas instituições públicas superiores da Paraíba foi tema de um debate, que aconteceu na noite da última quinta-feira, 10. Promovido pelo Fórum das Instituições de Ensino Superior (IES) UFCG, UFPB, UEPB e IFPB, reitores e pró-reitores de ensino fizeram uma ampla avaliação das ações implementadas durante o período mais complicado da pandemia e quais os desafios para a volta às salas de aula. Nicácio Lopes e Geísio Vieira, reitor e pró-reitor de Ensino em exercício do IFPB respectivamente, participaram do evento, que foi transmitido pela TV da UFCG.

Nicácio Lopes discorreu sobre as iniciativas desenvolvidas pelo IFPB para a adaptação a realidade apresentada pelo momento pandêmico como o treinamento dos docentes para o uso das plataformas virtuais de ensino, auxílio conectividade aos discentes entre outras ações. “O IFPB vem gradualmente retornando as atividades presenciais, observando os protocolos de biossegurança, levando sempre em consideração as condições de garantia da vida humana”, destacou o Reitor Nicácio.REUNIÃO ifpb-.jpg

O Pró-Reitor de Ensino pontuou a importância de observar os protocolos de biossegurança e suas fases. “Com essa perspectiva nós já temos seis campi com 100% de aulas presenciais e os demais na fase de transição gradual indo para a fase final, mas sempre de olho no contexto da pandemia. Se tudo ocorrer bem, neste primeiro semestre já estaremos totalmente de forma presencial”, enfatizou Geísio Vieira.

Atualmente 11 campi encontram-se na fase 5 (Consolidação do ensino híbrido), 5 campi já avançaram para a fase 6 (retorno presencial) e 5 encontram-se na fase 4 (Implementação gradual de atividades acadêmicas presenciais), com iminência de avançar para a próxima fase até o fim do mês de março.

Paralelo a isso, uma comissão composta por Diretores de Ensino e membros da Articulação Pedagógica e Diretoria de Educação Profissional, foi formada para orientar e regulamentar o retorno presencial de todas as unidades do IFPB. Os dados representam um grande avanço e a expectativa da gestão é que até abril todas as 21 unidades voltem às atividades presencialmente.

*Ernani Baracho – Jornalista do IFPB  

registrado em: