Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 03 > Programa Bolsa Permanência: IFPB divulga resultado final de seleção

Programa Bolsa Permanência: IFPB divulga resultado final de seleção

Instituição agora terá direito a quatro vagas para estudantes da graduação
por Ana Carolina Abiahy publicado: 25/03/2022 15h33 última modificação: 25/03/2022 15h50

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) do Instituto Federal da Paraíba divulgou nesta sexta, 25 de março, o resultado final da seleção interna para os interessados na Bolsa Permanência, programa do governo federal. O incentivo foi criado em 2013 e é voltado para estudantes da graduação.

Esta bolsa concedida ao IFPB é para alunos de cursos superiores presenciais, que sejam indígenas ou quilombolas. É preciso ainda atender os critérios da seleção por parte do Ministério da Educação, que levam em conta a vulnerabilidade social.

Acesse aqui a lista final de selecionados.

Para este ano de 2022, o IFPB teve direito inicialmente a apenas 1 bolsa no programa. Mas, hoje, após a divulgação da listagem final de selecionados, um ofício do MEC chegou, informando que o IFPB recebeu mais três vagas, segundo informou o diretor de Planejamento e Gestão de Políticas Estudantis da PRAE-IFPB, Suelânio Viegas.

Suelânio explicou ainda que o IFPB registrou 15 inscrições de interessados, de campi diversos e por isto precisou abrir um edital interno de seleção. Ele conta que, em anos anteriores, o MEC atendia os estudantes por demanda, contemplando aqueles que se enquadravam no perfil de beneficiários, mas este ano já delimitou de antemão o quantitativo de atendidos por instituição.

Os critérios do edital interno de seleção da PRAE levaram em conta a renda familiar, pontuando mais aqueles cujo família recebe menor recurso financeiro e também o fato de ter sido aluno de escola pública. A bolsa é no valor de R$ 900.

Suelânio esclarece que a bolsa é concedida para o estudante contemplado durante todo o período de integralização do curso e acrescido por mais dois semestres. Mas, desde 2019, não tinha sido aberta inscrição para novos alunos. Atualmente, o IFPB tem 11 estudantes que fazem parte do programa.