Noticia
Kits com materiais para as eleições no IFPB são entregues as comissões locais
Na reta final dos preparativos da consulta pública para reitor e diretores gerais dos campi do IFPB, presidentes e representantes das Comissões Locais participaram nessa sexta-feira (01) de uma reunião presencial no auditório da reitoria. O objetivo foi esclarecer dúvidas e realizar um cheklist dos procedimentos que garantirão a lisura e segurança do primeiro turno das eleições que serão realizadas na próxima quarta-feira (06).
O pró-reitor da PRAF, Pablo Andrey, falou inicialmente para o grupo e com base na experiência que teve ao presidir um processo eleitoral no IFPB, recomendou zelo e dedicação na condução das tarefas. “Façam o que precisa ser feito, sempre focado no bom andamento dos trabalhos com base nos princípios éticos e morais, isso é fundamental para o êxito do processo”.
O reitor Nicácio Lopes agradeceu o trabalho de todos os envolvidos no processo eleitoral e disse que o momento é de celebração da democracia. “Estamos na reta final, é preciso que vocês estejam vigilantes e atentos para propiciar um processo com a participação da comunidade acadêmica de forma segura, eficiente e com transparência. Essa consulta pública amplia a visibilidade do IFPB perante a sociedade por isso nossa responsabilidade é grande”. O reitor espera que as eleições ocorram de forma tranquila, como sempre aconteceu ao longo da história do IFPB.
O presidente da Comissão Central, Fábio Albuquerque, detalhou para os presidentes das comissões locais um guia de ações a serem seguidas. Ao final do encontro distribuiu kits de materiais de seção como cabines de votação, cédulas (na cor azul para docentes e amarelo para técnico-administrativos), além de adesivos de identificação para mesários e fiscais. “Peço que vocês deem o melhor de si, com isso teremos certeza de pleno êxito” disse.
De acordo com o cronograma na segunda–feira (04) será feita a impressão dos documentos necessários para a votação e apuração. Na terça (05) haverá reunião com mesários, sinalização e preparação das seções eleitorais. Na quarta-feira (06) dia do pleito, haverá abertura das seções, recepção dos votos e encerramento da votação. Na quinta-feira (07) será a vez da apuração, totalização e divulgação do resultado da votação.
“Esse é um pleito muito importante, esse modo democrático de agir que a instituição apresenta ao logo dos anos garante a representatividade da comunidade acadêmica que é a expressão da democracia. A reunião hoje foi bastante proveitosa, tirou nossas dúvidas” disse Rafael Rodrigues, da comissão do campus Soledade.
As eleições para reitor e diretores gerais em 16 campi do IFPB vão mobilizar cerca de 40 mil estudantes e 2.500 servidores entre professores e técnico-administrativos que estão aptos a votar na escolha dos seus representantes. Três candidatos estão sendo avaliados para o reitorado e mais 21 concorrem a direção geral dos campi. Toda a frota de veículos da reitoria e a estrutura de logística foram colocadas à disposição da comissão eleitoral central para o atendimento do pleito.
*Heranir Oliveira- Equipe DGCOM