Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 03 > Kits com materiais para as eleições no IFPB são entregues as comissões locais

Kits com materiais para as eleições no IFPB são entregues as comissões locais

Reunião no auditório da reitoria nesta sexta-feira (01) serviu também para tirar dúvidas e detalhar ações de logística
por Heranir Oliveira publicado: 01/04/2022 13h11 última modificação: 04/04/2022 17h06

Na reta final dos preparativos da consulta pública para reitor e diretores gerais dos campi do IFPB, presidentes e representantes das Comissões Locais participaram nessa sexta-feira (01) de uma reunião presencial no auditório da reitoria. O objetivo foi esclarecer dúvidas e realizar um cheklist dos procedimentos que garantirão a lisura e segurança do primeiro turno das eleições que serão realizadas na próxima quarta-feira (06).

O pró-reitor da PRAF, Pablo Andrey, falou inicialmente para o grupo e com base na experiência que teve ao presidir um processo eleitoral no IFPB, recomendou zelo e dedicação na condução das tarefas. “Façam o que precisa ser feito, sempre focado no bom andamento dos trabalhos com base nos princípios éticos e morais, isso é fundamental para o êxito do processo”.

DSC_0245 ++++++.jpgO reitor Nicácio Lopes agradeceu o trabalho de todos os envolvidos no processo eleitoral e disse que o momento é de celebração da democracia. “Estamos na reta final, é preciso que vocês estejam vigilantes e atentos para propiciar um processo com a participação da comunidade acadêmica de forma segura, eficiente e com transparência. Essa consulta pública amplia a visibilidade do IFPB perante a sociedade por isso nossa responsabilidade é grande”. O reitor espera que as eleições ocorram de forma tranquila, como sempre aconteceu ao longo da história do IFPB.

O presidente da Comissão Central, Fábio Albuquerque, detalhou para os presidentes das comissões locais um guia de ações a serem seguidas. Ao final do encontro distribuiu kits de materiais de seção como cabines de votação, cédulas (na cor azul para docentes e amarelo para técnico-administrativos), além de adesivos de identificação para mesários e fiscais. “Peço que vocês deem o melhor de si, com isso teremos certeza de pleno êxito” disse.entrega kits +++++.jpg

De acordo com o cronograma na segunda–feira (04) será feita a impressão dos documentos necessários para a votação e apuração. Na terça (05) haverá reunião com mesários, sinalização e preparação das seções eleitorais. Na quarta-feira (06) dia do pleito, haverá abertura das seções, recepção dos votos e encerramento da votação. Na quinta-feira (07) será a vez da apuração, totalização e divulgação do resultado da votação.

“Esse é um pleito muito importante, esse modo democrático de agir que a instituição apresenta ao logo dos anos garante a representatividade da comunidade acadêmica que é a expressão da democracia. A reunião hoje foi bastante proveitosa, tirou nossas dúvidas” disse Rafael Rodrigues, da comissão do campus Soledade.

As eleições para reitor e diretores gerais em 16 campi do IFPB vão mobilizar cerca de 40 mil estudantes e 2.500 servidores entre professores e técnico-administrativos que estão aptos a votar na escolha dos seus representantes. Três candidatos estão sendo avaliados para o reitorado e mais 21 concorrem a direção geral dos campi. Toda a frota de veículos da reitoria e a estrutura de logística foram colocadas à disposição da comissão eleitoral central para o atendimento do pleito.

*Heranir Oliveira- Equipe DGCOM