Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 03 > IFPB participa de projeto de astronomia

IFPB participa de projeto de astronomia

Professores e estudantes vão observar corpos celestes, galáxias e planetas
publicado: 03/03/2022 16h35 última modificação: 03/03/2022 16h35

O Instituto Federal da Paraíba – IFPB vai participar do Projeto Imagens do Céu Profundo, que tem o objetivo de estimular a pesquisa na área da Astronomia com observações e registros de galáxias, nebulosas e aglomerados de estrelas, planetas, asteroides e cometas. O programa é uma parceria entre o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações - MCTI, com apoio do Observatório Nacional - ON, da Agência Espacial Brasileira (AEB), do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).

O convite para o IFPB fazer parte do projeto foi feito ao Coordenador do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia do IFPB- NEPA, professor Allysson Macário. Por trabalhar com Astrofotografia e ter afinidade com o projeto, além de uma vasta rede de contatos, Macário conseguiu inserir o IFPB no projeto.  “A partir daí tivemos alguns treinamentos e já começamos a operar remotamente os telescópios a fim de fazer pesquisa do campo observacional”, explica o coordenador, que atua no Campus João Pessoa.M64 - Galáxia do Olho Negro .jpeg

Para o coordenador é muito importante estar inserido num programa grandioso como este, pois a oportunidade de operar equipamentos de ponta, entender seu funcionamento, vivenciar conceitos na prática e ainda efetuar esses registros remotamente (de casa) e compartilhar essa experiência com outros pesquisadores e alunos só tem vantagens e crescimento educacional.

De acordo com o coordenador do NEPA, o próximo passo será a montagem da equipe de alunos. Ao fim do projeto todos serão certificados pelas instituições envolvidas.

* Ernani Baracho –Jornalista do IFPB