Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2022 > 03 > IFPB oferta vagas para curso FIC de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis

Curso é aberto a toda comunidade e faz parte do Programa Qualifica Mais EnergIF
por publicado: 09/03/2022 09h51 última modificação: 09/03/2022 10h01

O Instituto Federal da Paraíba, através da Pró-Reitora de Extensão e Cultura (PROEXC), está ofertando 290 vagas para o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (Instalador de Sistemas Fotovoltaicos). Clique AQUI e acesse o edital.

O curso faz parte do Programa Qualifica Mais EnergIF, com carga horária de 200 horas, sendo ofertado de forma presencial nos campi Cajazeiras, Esperança, João Pessoa e Patos. O objetivo é formar profissionais para instalar e manter sistemas fotovoltaicos de acordo com as normas e procedimentos técnicos, garantindo qualidade e segurança na instalação, com o melhor aproveitamento da conversão da irradiação solar em energia elétrica, respeitando as normas de meio ambiente.

A capacitação é aberta à toda comunidade e os interessados devem ter, no mínimo, ensino fundamental I completo (1° ao 5° Ano) e serem maiores de 18 anos.

A inscrição será realizada por meio de formulário eletrônico, disponibilizado neste LINK , no período de 10 a 16 de março. É necessário escanear e anexar, em um documento único (formato PDF), nesta ordem: a) Documento de Identificação com foto; b) Cadastro de Pessoa Física (CPF), caso o CPF conste no documento de identidade, fica dispensável o envio; c) Comprovante do nível exigido de escolaridade completo (declaração, histórico ou certificado); caso seja uma declaração, é necessário obrigatoriamente constar o nome da escola e o ano de conclusão; d) Comprovante de endereço; e) Declaração de Cadastro do NIS (caso opte pela inscrição nesta modalidade); f) Comprovante de Quitação Eleitoral (site do TSE); g) Certificado de Alistamento Militar (CAM) ou Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) – Reservista (Para candidatos do sexo masculino. Frente e verso do documento); h) Certidão de Casamento ou Nascimento; i) Comprovante de dados bancários (Banco, Agência, Conta e Tipo da Conta); e j) Comprovante de vacinação contra a Covid-19, com esquema vacinal completo.

Caso o número de inscrições seja maior que o número de vagas, será realizado um sorteio público no dia 23 de março. A publicação do resultado preliminar dos candidatos contemplados acontece no dia 25 e do resultado final no dia 29 do mesmo mês.

O início das aulas das primeiras turmas acontece no mês de abril. Durante o curso, o estudante terá direito a assistência estudantil para o custeio de transporte e alimentação, de acordo com a legislação vigente.

Verônica Rufino - Assessoria de Comunicação PROEXC